domingo, 11 de março de 2007

Histórias de um lançamento - 3 e 4

3
4
"Luzindo pela intensa estrela interior."
e
por Tati (e agradeço o Madre Mia!)
e
"Tem sido bonita a festa. Cinco dias, dois livros. E festa. E gente bonita. Inteligente. Simples. Lavada de afectações. Luzindo pela intensa estrela interior. Melhor – dispensando anos-luz e ficando rentes à pele e ao olhar e ao sorriso. Ao calor e à fala. Ao humor. Duas noitadas de truz. Maré-cheia de bem-estar. Ontem, foi a apresentação do livro do Luis Carmelo feita pelo editor, o Manuel da Fonseca, da editora Guerra e Paz, o O Francisco José Viegas e o autor. Despretensiosos no discurso fluido. Risonho. Isto digo remetendo o evento à primeira parte do Chelsea/Porto, que forçou o Francisco a render-se à teoria da conspiração – reterem-no longe do ecrã que transmitia o desafio, só podia ser manha da mais traiçoeira estirpe moirama. Meu querido: o menino estava um doce com o dolorido ar na face de quem subtraíram um bombom. Acrescendo ter escrito que quanto mais «crescidas» melhor, admito: Deus o conserve em tal convicção. O mesmo deve ter pensado a minha anónima vizinha de assento, que, ao ver-me regressada do beijinho apetecido, sussurrou: - “É exactamente o tipo de homem que gosto! O meus maridos e namorados eram todos parecidos com ele.” E suspirou. Sorri convenientemente. Apreciei-a melhor – «entradota» e jovial na condição. Perante plateias assim, o painel de homens deveria ter exigido contra a entrega do convite ao mulherio, electrocardiograma recente. Juro que ao olhar de soslaio a vizinha, ruminei preocupação, não caísse inanimada a dama. Uma tragédia que estragaria o brilhante discurso do Luis. “Madre mia” , que improviso pleno de subtileza e graça!"
w
"Encurtei a noite. Interromper a leitura do ”E Deus Pegou-me pela Cintura” não é fácil. Como deixar a meio os contos do O Táxi que me Apanhou? Os originais em sépia das voluptuosas mulheres da Manuela Pinheiro presenteiam-me o leito. Um gole de vinho branco gelado e a leitura. Sem limite marcado, salvo o cansaço. Que escrita... Que aprazível miscelânea de sentimentos! Os instantes felizes não são assim?"
3
4
e
"...muita gente bem disposta..."
e
e
"A coisa não tem muito para contar.Casa cheia a rebentar pelas costuras, o homem da Origem das Espécies louco de pressa para ir ver o Mourinho a ganhar, o autor Miniscente louco de vagar para o não deixar ir, muita gente bem disposta, personagens das artes, letras e cantares, a fina flor dos blogs, o brilho charmoso das pérolas, sons regionais, petiscos da beira-mar, escritores e muitos outros ficcionistas e ficcionados.Foi festa. Gente gira. Foi bom.Falta ler o livro."