segunda-feira, 25 de junho de 2007

Pré-publicações - 38

e
John Marks, Fabgland - Em Directo das Trevas, Guerra e Paz, Lisboa, 2007 (Junho)
e
Pré-Publicação:
e
1
l i v r o
O Agente de Mudança
e
Como iniciar este relato? Devo ser lesta e decidida. Na véspera da minha partida para a Europa de Leste, o Robert propôs-me em casamento. Iremos casar no princípio do Verão do próximo ano. A igreja será a de Santo Inácio de Loiola, o copo de água em Wave Hill. Assim que regressar a casa, temos de iniciar os preparativos para que o acontecimento suceda de maneira civilizada. Nenhuma das famílias deverá sentir-se alienada, derrotada ou enraivecida. Porque há a questão dos números. Com uma ocupação máxima de cento e cinquenta pessoas no copo de água, já iniciei negociações hostis acerca da lista dos convidados, baseada no princípio herdado da minha mãe segundo o qual aos que não são casados não é permitido trazer acompanhante. Se é solteiro, não traz companheiro, como ela costuma dizer.
Terão de existir discussões acerca da música, da comida e dos votos de casamento. O Robert quer clássicos do jazz, eu prefiro uma banda country de Austin. É um daqueles momentos em que eu ter nascido e crescido no Texas parece ser, para ele, um incómodo evidente ou até um constrangimento. Grande parte do tempo, ele tem a atitude contrária, falando da minha linhagem relativamente exótica de filha do petróleo para entreter os convidados num jantar. A comida, claro, será fonte de discórdia. Sendo um muito elogiado chefe pasteleiro numa das melhores cozinhas da cidade, ele tem o monopólio dos detalhes do bolo de casamento e exerce o seu despotismo culinário sempre que eu tento falar do assunto. Proibiu a carne curada de qualquer género, apesar do meu desejo expresso em ter carne assada e entrecosto enviadas do meu restaurante preferido de churrasco no Texas para o jantar de ensaio do casamento.
Mesmo agora, que estou a seis mil e quinhentos quilómetros de Nova Iorque, a minha cabeça não pára de pensar no sem número de contendas que serão travadas até Junho próximo. A família dele, os Judeus mais seculares que alguma vez conheci, ficaram subitamente indignados com a perspectiva de um casamento pela igreja, enquanto a minha família, que não tem fé absolutamente nenhuma, começou a falar da possibilidade de conversão. Mas à luz das minhas circunstâncias actuais, devo pensar nas coisas boas; é tudo muito bom. É maravilhoso, na verdade.

e
Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Guerra e Paz, Livro do Dia, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença, Sextante Editora e Vercial.