sexta-feira, 13 de abril de 2007

Pré-publicações - 25

Júlia Maria Pinto de Leão, Lévinas e a fenomonologia - O Rosto como facticidade de outrem, Campo das Letras, Abril, Porto, 2007.
e
Pré-publicação:
e
"Introdução
e
Aprender a ler a obra de Lévinas e penetrar no seu horizonte enigmático e sensível obriga-nos a iniciar um processo de reflexão infinitamente complexo. São vários os estudos consagrados a esse filósofo, sempre na tentativa de viver as ilusões e a fantasia ilustradas em cada página dos seus escritos. À semelhança de tantos outros filósofos, também Lévinas tem um estilo próprio ao qual é difícil ficar indiferente; uma terminologia complexa que incentiva todos os seus leitores a procurar o verdadeiro peso das suas palavras (palavras que expressam o desencantamento da época em que Lévinas viveu!). Todavia, sob a poeira dos ventos do pós-guerra e sob a urgente necessitude de repensar a própria vida, permaneceu intacta a necessitude de pensar de um modo diferente a existência humana (...)."
e
"(...) O nosso estudo pretende mostrar que Lévinas usa como suporte do seu pensamento a influência de Husserl, sendo a sua filosofia uma radicalização do projecto husserliano da fenomenologia."
e
Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Guerra e Paz, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença e Vercial.