segunda-feira, 5 de março de 2007

Pré-publicação - 17

e
João Miguel Fernandes Jorge, Jorge Pinheiro - oferenda esquecida, Campo das Letras, Porto, 2007.
e
Pré-publicação:
e
Um pintor, um signo. Signo que se desenvolve em dois sentidos: na totalidade da obra que está realizada e na que virá tomar lugar no dia próximo. Primeiro, a sensação de criar um objecto por onde perpassa o que é comum, o que vai sendo comum. Não que esses objectos do pintor estejam incluídos numa mesma classe, mas somente por estarem percorridos e se moverem sob um fundo inicial, despoletador de arte. Depois, como um conceito que se inicia num ponto fixo — de luz, de sombra ou de negro — e se expande e se desenvolve em pensamento; não de palavras, mas de organizadas cores modeladas.
e
Signo, conceito, qualquer coisa para a qual não há nome exacto, de onde decorre uma espécie de doutrina, arguto campo visionário cujas séries — verdadeiras categorias — são, na pesquisa das suas oposições e diferenças, parte de uma certeira linguagem pictórica. Categorias (uso o termo aristotélico e, depois, também kantiano) que conservam no mais recôndito do seu íntimo um sinal, um signo, uma profunda marca talhada qual ferida, que sempre permanece como a característica de diversos tipos de proposições; isto é, de moduladas séries.
Na arte de Jorge Pinheiro, muitas vezes uma só pintura corresponde à vastidão englobante de uma série proposicional, pois coexiste consigo um corpo de desenhos. O qual, mais do que uma prévia via para encontrar a causa (e também morada) final — espécie de conceito metafísico carregado de imagens — é em si mesmo imagens que tentam explicar imagens e que se servem de figuras para explicar figuras. Trazem consigo um limite de realização última; coisa comum, quase sempre, senão sempre, ao óleo que corporiza as várias partes ou as categorias de um pensamento acerca de pensamentos corporizados numa pintura e nos estudos desenhados que, de um modo necessário, a ela conduziram.
r

e

Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Guerra e Paz, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença e Vercial.