segunda-feira, 5 de março de 2007

Pré-publicação - 16


e
Comunicação e Lusofonia - Para uma abordagem crítica da cultura e dos media. Moisés de Lemos Martins, Helena Sousa, Rosa Cabecinhas (eds.), CAMPO DAS LETRAS, EDITORES, S.A., Porto, 2007.
e
Pré-publicação:
e
"No dia 7 de Outubro de 2005, a Universidade do Minho, através do seu Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e em articulação com o projecto Lusocom: Estudo das Políticas de Comunicação e Discursos no Espaço Lusófono, promoveu a I Conferência Internacional sobre Comunicação e Lusofonia.
e
Este encontro reuniu investigadores de Angola, do Brasil, de Moçambique, de Portugal, de Timor-Leste e dos Estados Unidos da América. Maria Manuel Baptista, Luís Cunha, Regina Brito, Moisés de Lemos Martins, José Carlos Venâncio, Eduardo Namburete, Neusa Bastos, Benjamim Corte-Real, Joaquim Paulo da Conceição, Maria Immacolata Lopes, Benalva da Silva Vitório, Helena Sousa, Rosa Cabecinhas, César Bolaño e Joseph Straubhaar apresentaram então as suas comunicações que, a partir de hoje, temos também a oportunidade de ler.
A Conferência – que contou, na sua sessão inaugural, com a participação do Presidente da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, Paquete de Oliveira, e dos Reitores da Universidade do Minho e da Universidade Nacional de Timor-Leste, respectivamente António Guimarães Rodrigues e Benjamim Corte-real – desenrolou-se em três painéis plenários:
1. Lusofonia: Equívocos, Fronteiras e Possibilidades – neste painel, problematizou-se a Lusofonia, enquanto discurso e ‘cosa mentale’, e interrogou-
se a permanente reconstrução do conceito, bem como o papel da comunicação e dos media nessa reconfiguração.
2. Políticas da Língua e Identidade - num segundo momento de apresentação de comunicações e de debate, procurou-se aferir a relevância das políticas da língua no contexto do desenvolvimento de uma área cultural e comunicacional num mundo cada vez mais globalizado.
3. Os Media e a Memória Social - nesta última sessão, foram identificadas e debatidas algumas das principais estruturas de comunicação, nacionaise supranacionais, do Espaço Lusófono."
e
Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Guerra e Paz, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença e Vercial.