sábado, 24 de março de 2007

Pré-publicações - 23


e
Concerto das Artes, Organização: Kelly Basílio, Mário Jorge Torres, Paula Morão e Teresa Amado; Coordenação: Kelly Basílio; Campo das Letras, Porto, 2007.
e
Pré-publicação (excerto da "Introdução da autoria de Kelly Basílio):
e
"Concebido e organizado pelo grupo «Interartes» do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, este livro pretende colmatar uma falha: a ausência, a nosso ver, de estudos suficientemente abrangentes, em português, no domínio das artes. E isto, no preciso momento em que o interesse por estas sofre um crescimento inédito, estendendo-se a um público cada vez mais vasto, que ultrapassa largamente o alvo restrito dos estudiosos da área, nomeadamente os da Literatura Comparada, na qual este campo de pesquisa desfruta justamente hoje em dia de uma plena expansão.
Testemunho da importância concedida a este domínio do saber é o facto de Concerto das Artes constituir a segunda da série de antologias projectada pelo Centro de Estudos Comparatistas com vista a estabelecer a cartografia actual desses estudos, inscrevendo-se este livro nessa série logo depois do volume genérico da área, Floresta encantada. Concerto das artes é a primeira das antologias mais específicas da colecção, sem abdicar da atitude antisectária e antidogmática própria do comparatismo de que releva e que assenta num princípio fundamental: a não crença em qualquer hierarquia das culturas ou dos seus vários domínios, neste caso, em qualquer hierarquia das artes. Reclama-se ainda este volume de um segundo princípio, que lhe diz particularmente respeito: a recusa de uma concepção “especulativa” – para usar a fórmula de Jean-Marie Schaeffer – ou seja, de uma concepção “transcendente”, da arte, sendo esta por definição, no nosso entender, autotélica.
Os textos reunidos nesta antologia são na sua maioria artigos ou capítulos de obras já publicados, cujo valor foi já comprovado ou que nos pareceram, como hoje se diz, incontornáveis para os estudiosos ou curiosos da área. Foram todos traduzidos ou revistos por membros do Centro de Estudos Comparatistas, com maior participação da equipa Interartes.
No entanto, julgámos importante acrescentar alguns ensaios, inéditos ou não, de especialistas portugueses, para dar também voz a estes e sobretudo permitir a abertura do volume a outras perspectivas ou propostas.
Concerto das Artes, na sua concepção e estrutura, reflecte as competências e os interesses dos seus organizadores. É composto, primeiro, por um preâmbulo teórico e genérico relativamente extenso, seguido pelo próprio corpo comparatista do livro. Ou seja, o preâmbulo poder-se-ia ter intitulado “A arte” e o restante do volume, “As artes”.
O que é a arte, quando é que se pode falar em arte e quais as suas fronteiras, por exemplo, as que a distinguem da estética, com a qual, embora mantenha relações essenciais, se tende por vezes a confundi-la: tais são, entre outras, as questões genéricas às quais tentam responder, ou melhor dizendo, que problematizam, os textos escolhidos para figurar na parte introdutiva.
Entra-se, seguidamente, na própria matéria do livro, a qual se divide em duas secções desiguais e que reflectem não só, como já vimos, as competências dos organizadores, mas as próprias tendências da área, já que a pesquisa e a produção relativas às relações da literatura com as artes visuais, e nomeadamente a pintura, ultrapassam de longe as que se interessam pelas outras interrelações artísticas. As razões deste estado de coisas são certamente várias e complexas e não será talvez aqui o lugar próprio para as investigar e interrogar."
e
Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Guerra e Paz, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença e Vercial.