quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Mini-entrevistas/Série II – 97


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Leonel Vicente - Auditor - 39 anos (http://memoriavirtual.weblog.com.pt/)
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
Uma imensa comunidade virtual, uma espécie de "tertúlia" sem fronteiras, em que as pessoas se vão agregando em "grupos de pertença", partilhando interesses comuns, que acabam por se intersectar em função das diferentes áreas temáticas. Um espaço de interactividade, debate de ideias, de intercâmbio, de controvérsia, polémica, de amálgama de opiniões, de grande dinâmica, de "combustão" quase imediata.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Não exactamente apenas através de blogues, porque será virtualmente impossível "escapar" ao poder dos "media tradicionais", mas, em particular a nível político, a blogosfera – pelo seu carácter de instantaneidade, com possibilidade de reacção em "tempo real" – tornou-se, em diversas circunstâncias, como a primeira fonte de informação (em termos cronológicos).
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Em termos estritamente ligados ao "fenómeno", proporcionou-me a realização de um anseio de miúdo, o de escrever em "letra de forma" – eu sempre "sonhei" ter um blogue, mesmo muito antes de saber que eles iriam ser "inventados"! –, vindo, em paralelo, "roubar" tempo onde ele "já não existia".A nível mais geral, era incapaz – ao iniciar o Memória Virtual (já há quase 3 anos e meio) – de antever o impacto que teria na minha vida: a blogosfera propiciou-me grandes aprendizagens (a vários níveis), assim como o nascimento de verdadeiras amizades… e, fundamentalmente, proporcionou-me conhecer uma pessoa muito especial.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
É inegável que os blogues vieram abrir uma nova "janela" de intervenção pública, dando espaço de opinião e de afirmação de ideias a alguns milhares de portugueses, numa ferramenta em que o autor se funde com o "editor", sendo importante ter presente que a "massa crítica" dos utilizadores da Internet em Portugal é ainda relativamente reduzida.E mostrar que há muitas pessoas a escrever (muito) bem português e a ter a capacidade de argumentar, para além dos (relativamente fechados) circuitos tradicionais. A liberdade de expressão é, ainda assim, relativizada pelas condicionantes envolventes, como a inserção profissional, provocando situações de "auto-censura", tantas vezes originando a necessidade de recurso ao anonimato, tão controverso na blogosfera.
e
Entrevistas anteriores (apenas a Série II): Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima, Pedro Fonseca, Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota, João Morgado Fernandes, José Pacheco Pereira, Pedro Sette Câmara, Rui Bebiano, António Balbino Caldeira e Madalena Palma. Agenda para esta semana (de 8 /1 a 13/1/07): Carla Quevedo, Pedro Lomba, Luís Miguel Dias, Leonel Vicente, José Manuel Fonseca e Patrícia Gomes da Silva.