sábado, 6 de janeiro de 2007

Mini-entrevistas/Série II – 93


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje a convidada é Madalena Palma, Jornalista, 30 anos (http://aliciante.weblog.com.pt/).
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
Relativamente à primeira questão que me colocou, o termo blogosfera, a meu entender, refere-se a uma comunidade em crescimento. Os blogs já deixaram de ser uma moda para passarem a ser um vicío e um complemento dos órgãos de comunicação social.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Como blogger e como jornalista sigo todos os acontecimentos quer sejam eles nacionais ou internacionais também pela blogosfera.
São um complemento e gosto de ler as opiniões de várias outras pessoas que não tem um espaço de opinião num órgão de comunicação social. No caso de serem acontecimentos internacionais procuro ler a blogosfera local, ou seja quem está mais perto dos acontecimentos para me inteirar das opiniões locais.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Na minha vida pessoal não tem grande impacto ou melhor eu tento que não tenha. Apesar do Aliciante ser um blog intimista tento que não seja um diário ou que relate acontecimentos pessoais. Gosto de escrever poesia e contos pelo que não acredito que haja grandes razões que o levem a causar qualquer tipo de impacto na minha vida.
Encaro-o como uma extensão de mim mas também não lhe dou demasiada importância.
Relativamente a outros blogs roubam-me tempo mas como referi atrás atendendo à minha profissão a leitura enriquece e uso-os como objecto de trabalho.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
A blogosfera é editorialmente livre e essa é uma afirmação verdadeiramente correcta. É essa liberdade que eu constato. Liberdade em termos de escrita pois não tem que ser regida pelos habituais padrões, liberdade de expressão, mas demasiada liberdade também tem os seus pontos negativos. Acho que deve haver margens de decência e liberdade pelo que encontro uma forte lacuna em termos jurídicos nesta comunidade que é a blogosfera.
3
Entrevistas anteriores (apenas a Série II): Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima, Pedro Fonseca, Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota e João Morgado Fernandes. Agenda para esta semana (de 2 /1 a 6/1/07): José Pacheco Pereira, Pedro Sette Câmara, Rui Bebiano, António Balbino Caldeira e Madalena Palma.