sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Mini-entrevistas - 44

e
O Miniscente continua a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Miguel Martins, editor de multimédia do Expresso.
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
Remete-me para o conceito subjacente à palavra "ciberespaço". Está lá, lê-se, ouve-se, vê-se, é de todos não sendo de ninguém. O mundo físico não lhe pode tocar, mas a sua influência na sociedade é maior do que alguma vez se conseguiu prever. Cada dia que passa são criados cerca de 180 mil blogues no mundo inteiro, um número que fala por si.
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Internacionais apenas. Vários. O último foi o conflito Israel/Líbano. De resto, em termos de reportagem em palcos internacionais, não dispenso a consulta permanente ao "Kevin Sites in the Hot Zone", o blogue alimentado diariamente pelo jornalista Kevin Sites, em http://hotzone.yahoo.com.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Muito pouco, isto tendo em conta que impacto talvez seja um termo demasiado forte para aplicar neste contexto. Enquanto jornalista, encaro os blogues como mais uma artéria saudável, que nasce em consequência da evolução (vulgarização) da própria Internet e que pode potenciar a cidadania participativa.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Em teoria sim. No entanto, há que ter em conta que a blogosfera evoluiu já para áreas como a política, o mundo empresarial e o associativismo, isto para dar apenas alguns exemplos. Enquanto meio de comunicação individual, um blogue é uma ferramenta claramente com características de expressão editorial livre, só deixa de o ser quando falamos de blogues de empresas ou de grupos políticos, onde há linhas editorial com objectivos claros.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas, Helena Roque, Maria Gabriela Rocha, Onésimo Almeida, Patrícia Gomes da Silva, José Carlos Abrantes, Paulo Pandjiarjian, Marcelo Bonvicino, Maria João Baltazar, Jorge Palinhos e Susana Santos. Na próxima segunda-feira, dia 23 de Outubro: Manuel Pinto Director do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho.