quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Mini-entrevistas - 16

e
o Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Fernando Negrão, deputado, 50 anos.
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
Uma união de palavras muito feliz e que nos leva para o novo mundo das comunicações particulares globais, que está a transformar a imprensa tal como a conhecemos, o que acontece através da democratização do "trajecto da palavra", ou seja, agora não só podemos escrever aquilo que é o nosso entendimento acerca das coisas do mundo, como também, querendo, o podemos fazer chegar a poucos, a muitos ou a todos.
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Tenho ainda só a curiosidade, falta-me o hábito. Mas quando o tema é relevante, nunca deixo de fazer uma "visita". A nível nacional lembro-me de "consultas" acerca do caso "apito dourado", ou das últimas eleições presidenciais. A nível internacional a consulta tem sido sempre nos piores momentos no que ao terrorismo diz respeito.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
O facto de nos blogues as formas de expressão serem tão variadas e por vezes tão desenquadradas, levam a que por vezes neles se escrevam textos da maior crueldade factual e pessoal, o que só acontece por alguns ainda não terem percebido a relevância desta nova forma de comunicação.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Estamos perante o fenómeno de comunicação mais extenso e mais livre que até hoje terá acontecido, com a particularidade de nem sequer nele existirem regras editoriais. É um caso de efectiva e completa auto-regulação que será interessante acompanhar no futuro.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas e António Nunes Pereira. Amanhã: Emanuel Vitorino, Editor da Magna Editora, 27 anos de idade.