terça-feira, 12 de setembro de 2006

Mini-entrevistas - 15

e
o Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é António Nunes Pereira, Arquitecto e Prof. Universitário.
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
Sem saber muito bem o que quer dizer "blog“, parece-me que blogosfera é um espaço virtual de páginas da internet de indivíduos que, nessas mesmas páginas, exprimem opiniões (muito pessoais) e estabelecem diálogo com os leitores. Provavelmente é um lugar previligiado para esquecer inibições, portanto de real livre expressão. Para além disso, a própria expressão blogosfera remete esta realidade para uma situação comparável à da esfera celeste, tão vasta, indistinda e inabrangente aquela como esta.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Hum.. esta entrevista!
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Até agora, não. Evito mesmo ler blogs, pois os que vi até agora são de uma expressividade algo visceral, muito subjectiva, assim como um local de desabafo em que depressa se pode cair no "dizer mal por dizer“. No entanto, para eu ter uma opinião sobre blogs, deveria conhecer mais.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Acredito que sim, até porque o conteúdo dos blogs deve ser de difícil controlo (por parte de qualquer hipotética entidade censória). Em relação aos blogs, coloca-se me menos a questão da censura, mas mais a questão da extrema subjectividade, que raras vezes me interessa.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos e Paulo Tunhas. Amanhã: Fernando Negrão, deputado.