Reviver a ficção na realidade
Se for à National Gallery, em Londres, poderá recorrer ao programa "ArtStart" que permite interagir instantaneamente com simulações de obras de arte famosas e, portanto, descobrir detalhes ínfimos que, até agora, eram impossíveis de descortinar através do olhar corrente.
É o que acontece com "O retrato de Arnolfini" do flamengo Jan van Eyck, o qual, segundo parece, tem mais histórias ocultadas daquilo que se possa imaginar.
A partir de agora, o poder de vaticinar histórias sobre figuras invisíveis da história da pintura universal vai deixar de ser um dom exclusivo de Dan Brown. Qualquer alegre mortal poderá passar a celebrar tais vaticínios. É tudo uma questão de tocar.
Tocar na imaterialidade mística dos pixels e, de repente, sentir a glacialidade da mão de Deus, ou dos deuses: that´s what it´s all about.
Continuamos com o mesmo fascínio de Huijgens, apenas trocámos a roldana, a lente e a matéria pelos domínios ilimitados do interface on-line.