sábado, 27 de novembro de 2004

À boleia na blogosfera

Pus-me à boleia na blogosfera, entre maresia perdida e um deslumbrante luar quase a apascentar a ilusão que emerge nas autoestradas vazias. E ouvi dizer a certa altura que devíamos lutar pela mudança dos tempos. Mas eu nunca entendi bem o que existe no tempo que possa ser mudado. Já se sabe que toda a gente quer manipular, mas para quê? (talvez por ser fácil demonstrar a existência de vida noutros planetas). Vendo bem, vivemos todos num mundo de adolescentes retardados. E, assim sendo, pouco mais há a fazer do que ligar a aparelhagem e voltar a ouvir pela milionésima vez os álbuns dos Kings of Convenience. No fundo, é tudo uma questão de interpretação. Até porque, quanto mais se interpreta, mais se constata que o mundo não passa de uma metáfora cheia de metáforas por dentro.
E quando já cansado, após boleias e mais boleias, me passou pela cabeça esperar um pouco numa área de serviço, confesso que tive uma sensação estranha. Enquanto ali estava, sem grandes horizontes, os meus olhos disseram-me adeus e deixaram-me como Édipo em Colono. Para terminar esta breve viagem, devo ainda dizer-vos que ouvi dizer duas coisas simples e interessantes a um pastor. Primeiro, segredou-me ao ouvido que tinha começado o julgamento da Casa Pia. Depois, disse em voz bem alta que a Europa tinha deixado de ser uma ideia de um espaço de liberdade para passar a ser uma espécie de monstro ultra-regulado. E as ovelhas responderam em coro, seguindo um estilo jurássico e contundente: Venha o diabo e escolha!