segunda-feira, 29 de março de 2004

Poortugaal, uma terra holandesa (para o Nuno Guerreiro)


Ik hou van Poortugaal

A região envolvente de Poortugaal, nos arredores de Roterdão, já era habitada no século IV AC. Cerca de meio milénio depois, os romanos tentaram fixar-se no território que, no entanto, só viria a ser povoado, de modo estável, a partir do século IX.
Por volta de 1170, os moradores da região começaram a defender-se do desnível das águas através da construção de variados diques. Foi assim que surgiu um primeiro polder com cerca de cem hectares. No centro desse polder inicial, edificaram-se diversas construções em madeira (pelo menos algumas casas, uma torre e uma primeira igreja). No século XIII, a sul do sistema de diques já existente, foi-se concentrando alguma população que não dispunha de terra (denominada mais a sul por servos da gleba) e que acabaria por dar origem à actual povoação de nome Poortugaal.


O Schielands Hoge Zeedijk (século XII)

O nome desta terra - hoje inserida na rede de metro da grande Roterdão - ficou a dever-se às conexões estabelecidas com os Cruzados (na altura, o antigo porto de Poortugaal estabelecia ligação com o Rio Maas) e denota relações directas e prolongadas com Portugal, incluindo nas próprias armas que não deverão, contudo, ser anteriores ao século XV (o hipotexto luso correspondente data dessa altura).
Um dos sintomas interessantes dessa relação com Portugal é a existência, ainda hoje, de uma família com o nome “Tempelaar”. O ramo mais antigo dessa família remonta a 1574 (Herman), embora haja ascendentes com variações desse mesmo apelido, nomeadamente “Tempelar”, “Tempeler”, “Tempelers” ou “Tempelaer”. É provável - afirma-se no site da família (onde o Convento de Cristo de Tomar é ostentado) - que a genealogia derive de alguma ligação à Ordem lusa dos Templários, sendo, no entanto, quase certo que o actual nome deverá ter aparecido já depois de extinta a ordem. Nas várias pesquisas que levei a cabo, em torno desta curiosa povoação do Ijsselmonde, não encontrei vestígios de fixação judaica oriunda de Portugal, na sequência do fatídico início de quinhentos (fica desde já lançado o repto a quem vier a encontrar).


(Cornelis Tempelaar, n. em 1831)

No início do século XIV, foi construído em Poortugaal o castelo de Valckesteyn que, além de prisão, chegou a ter razoável importância militar em toda a região. No século XIX acabaria por ser demolido e no seu lugar encontra-se hoje o bosque do mesmo nome, o Vasckesteynbos.
Após a transformação em polder de toda a região do Ijsselmonde, Poortugaal cresceu bastante, sobretudo após a Segunda Grande Guerra Mundial, e passou a rivalizar directamente com Rhoon, a outra terra do concelho de Albrandswaard (situado a norte do Rio Oude Maas, a sul do grande concelho de Roterdão - que se espalha em forma de S deitado até ao mar - no lado oposto de Schiedam; ver nestes mapas).