quinta-feira, 20 de março de 2008

Em directo do Tibete: a denúncia

e
Não sou capaz de não tornar público o mail que acabo de receber de uma amiga que saiu ontem do Tibete e que testemunhou o início de tudo (deixo o mail como me chegou, acentos incluídos). A Clara e o Miguel - é deles que se trata - têm enviado aqui para o Minscente as crónicas da sua volta ao mundo - que me desculpem! Sei bem que me irão desculpar:
e
"Meus queridos amigos,
e
Cheguei ontem ao Nepal, apos dias muito violentos passados no Tibete.Estou muito muito cansada. Um cansaco diferente... estou sem energia. Tenho que comer e descansar, para conseguir por as ideias mais claras e escrever sobre tudo o que aconteceu. Espero que para o Miniscente, Luis, se conseguir.
ee
Mas, agora que posso, tenho que comecar a falar. Devem saber o que se passa no Tibete... O que vos posso dizer eh que tudo eh muito mais violento do que mostram na televisao. Foi muito muito violento. Para os tibetanos vai ser um massacre. Nunca vamos saber quantos morreram ou morrerao. Para nos, alem de violento psicologicamente, foi mais perigoso porque acabou por se saber que fomos os dois (eu e o Miguel) as unicas testemunhas do principio de tudo (no mosteiro de Drepung, onde estavamos no dia 10 de Marco, por acaso).
e4
Ficamos imediatamente controlados pela policia ao ponto de, a caminho para o Nepal, nos dizerem que estavamos presos no hotel. Nunca tinha sentido o que era estar "presa" nao porque tivesse feito alguma coisa mas porque nao queriam que falassemos. O nosso mail e telefone ficaram, tambem, imediatamente controlados e as nossas maquinas fotograficas bem inspeccionadas.
r
Vimos a maior violencia policial que podem maginar, sobre pessoas desarmadas. Nao vimos ninguem morrer, mas sabemos que muitos dos monges com quem estivemos durante todo o dia 10, morreram depois, nesse mesmo dia. Vai ser um massacre em Lassa. Tudo o que disserem nas noticias de contrario podem acreditar que eh mentira. Ha lugares no mundo onde pessoas morrem por terem opiniao. Nao se passa apenas na distancia da televisao, ou em filmes com actores conhecidos, passa-se na realidade e muito perto de nos.
e
Desculpem a violencia do mail. Nao vos contei nem metade do que vi e vivi nestes dias. Mas nao posso ficar mais dias em silencio.
Espero que compreendam...
ee
Muitos beijos. Adoro-vos.Clara
(Espero que o que se esta a passar no Tibete nao seja esquecido mal comece o Europeu de Futebol...)"