domingo, 30 de setembro de 2007

Pré-publicações - 55

r
Steven Landsburg, Mais sexo é mais seguro - A sabedoria irreverente da economia, Guerra e Paz, Lisboa, 2007 (Setembro).
e
Pré-Publicação:
e
"É verdade: a SIDA é o castigo da natureza para a nossa tolerância relativamente ao comportamento sexual desregrado e socialmente irresponsável. A epidemia é o preço a pagar pelas nossas atitudes permissivas face à monogamia, à castidade e a outras manifestações de conservadorismo sexual extremo.
Já terão lido muitas outras páginas acerca do pecado da promiscuidade.
Deixem que vos fale agora sobre o pecado da auto-repressão. Vejamos o caso de Martin, um jovem encantador e geralmente prudente, com um passado sexual limitado, e que tem estado a namoriscar docemente com Joan, uma colega do trabalho. À medida que se aproximava a festa do escritório, na semana passada, tanto Joan como Martin alimentavam silenciosa e separadamente a perspectiva de que talvez pudessem acabar por ir juntos para casa. Desafortunadamente, o Destino, através dos seus colaboradores nos Centros para o Controlo de Doença, interveio. Na manhã do dia da festa, aconteceu a Martin reparar num daqueles panfletos espalhados no metropolitano, patrocinados pelos CCD, apregoando as virtudes da abstinência. Castigado e purificado, decidiu ficar em casa. Na ausência de Martin, Joan foi fisgada por Maxwell, igualmente encantador, mas consideravelmente menos prudente – e Joan foi infectada com SIDA.
No momento em que o cauteloso Martin se retira do jogo de acasalamento, torna mais fácil para o ousado Maxwell atacar a desgraçada Joan. Logo, se aqueles panfletos no metropolitano são mais eficazes contra Martin do que contra Maxwell, então, são uma ameaça para a segurança de Joan. E isto é ainda mais verdade quando estes panfletos se substituem aos anúncios da Calvin Klein, que poderiam ter colocado Martin num estado de espírito mais benéfico do ponto de vista social."
e
Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Cotovia, Gradiva, Guerra e Paz, Livro do Dia, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença, Sextante Editora e Vercial.