terça-feira, 4 de setembro de 2007

Não me mudaram a vida - 2

E
Em jeito de repto lançado por bloggers e amigos (...) fui ontem levado a imaginar uma lista de dez livros que não me teriam “mudado a vida”. Um desafio complicado, já se vê. Comecei por referir que “às vezes, há livros maus que podem mudar a vida. O que nem sempre acontece com um livro (literariamente) bom”. Seguiu-se, depois, o breve inventário baseado na memória de leituras marcantes, sobretudo ao nível da contingência e do momento (não consigo ser indiferente a nada do que leio!), mas que acabaram por não afectar o curso posterior das minhas decisões e iniciativas.
Por outras palavras: a lista incorporou obras que me prenderam enquanto as li, mas que depois se esfumaram ou diluíram nos enigmas do alheamento e do esquecimento. O que significa que acabaram por não entrar na cristaleira dos meus cânones individuais (nessa categoria cabem todos os livros que, para o bem ou para o mal, ainda hoje me continuam a bater à porta mundana do ser e do fazer).
~e
(versão integral na crónica do Expresso Online da próxima Quinta-feira)
e
P.S. - Carla: pode ter-se gostado muito de um livro e depois ele pouco ou nada ter contribuído para o que fazemos e somos. A questão não é fácil, eu sei. Até porque o dizer (e o ler), de um lado, e o acontecer (e o vivido), do outro lado, são coisas que andam de mãos dadas, embora - dizem os senhores dos Turns - sejam ambos autónomos no modo como se atacam um ao outro. De qualquer modo, como exercício a coisa tem graça e não permite, julgo eu, conjecturar amor ou desamor face à literatura (ou ao salto em altura). O exercício inverso, que, no meu caso, tento levar a cabo na crónica da próxima quinta-feira, não deixa de ser interessante para melhor compreender este. Por fim, parece-me que a tentação de responder a esta pergunta é óbvia: ela permite desmontar corpos estranhos que pareciam ser órgãos naturais da (nossa) máquina. Daí a sensação de separação, de frieza e até de "insensibilidade". Senti, também, esse efeito ao pensar na minha própria lista.