sábado, 19 de maio de 2007

Escavações Contemporâneas - 12


LC
e
O sorriso do arquivo no tempo da rede
(hoje: António Quadros - António M. Ferro Org.)
e
O movimento no método pragmatista
e
(…) o pragmatismo é uma aquisição de povos jovens, mas de povos jovens interessados em cortar com um longo passado a que, vitalmente, precisam de voltar as costas. É o caso americano. O americano tem um passado europeu, mas é evidente que para se dedicar inteiramente à tarefa gigantesca de construir uma civilização no deserto, não podia retomar os conflitos ideológicos e os meandros escolásticos da Europa. (…) a palavra de ordem tinha de ser acção, acção acima de tudo.
e
(…) Assim, a filosofia americana, opõe ao dualismo cartesiano, o naturalismo evolucionista; à substância, o acontecimento; à eternidade, a temporalidade, à contemplação, a acção; à intuição, a significação, aos elementos, os conjuntos; ao passado, o futuro; ao sistema, o método; à filosofia da torre de marfim, a filosofia em equipa, à filosofia do pensador, a filosofia do cidadão; à moral pessimista da metafísica do Ser, a moral optimista da filosofia da acção.
(…) O tipo de movimento preconizado pelo activismo pragmatista americano surge-nos alegoricamente (…) como um caminhar em floresta insondável, de clareira em clareira, sem ideia ou noção do que estará para além da floresta, concentrando-se todas as energias em atingir a próxima clareira, ainda que tal processo possa levar a uma marcha em círculos.
e
(…) a acção proposta(…) concentra-se na fabricação de objecto e exige como que uma coisificação(…) fora dos seus ambientes de trabalho, o espírito atrofia-se-lhes através de uma cultura vulgarizadora e medíocre. (…) afigura-se-nos que esta marcha é agora automática e procede por inércia; o seu crescimento é como o de uma bola de neve, rolando pela montanha abaixo. (…) Vive-se a folia do extrínseco, esquecem-se os preceitos do movimento do pensar.
e
António Quadros, «O Movimento do Homem»
e
Segundas - João Pereira Coutinho
Terças - Fernando Ilharco
Quartas - Viriato Soromenho Marques
Quintas - Bragança de Miranda
Sextas - Paulo Tunhas
Sábados - António Quadros (org. António M. Ferro)