segunda-feira, 28 de maio de 2007

A Chave do Dia - 10


JMR
e
Quando as ideologias apareceram, o método foi simples: tirar a pele a toda a história humana e declarar que agora é que ia ser a sério. No entanto, não deixou de ser curioso como os tempos modernos se nos foram antes apresentando através da diversidade, do contraditório e da diferença. Actualmente, uma coisa chamada "consenso" está a transformar-se numa bactéria infecciosa cujo contágio é simples: acabar com a polémica ilimitada e propor um sorriso comedido que tudo e todos acabem por levar a sério. É assim o consenso, a nova ideologia que se dá, muitas vezes, a ares patológicos. Já tinham reparado?
e
Recebi entretanto a seguinte resposta:
e
"Em resposta à sua pergunta (1) e socorrendo-me do conceito de “novos guerreiros” do F Ilharco (ver post de cima - 2), diria que já tinha reparado que caminhamos para consensos nesta tão ‘pouca’ Europa; diria ainda que, para (tentar) perceber as contradições da democracia, parece-me necessário acedermos ao canal de notícias Globovisión - www.globovision.com - entrar na secção de "señal en vivo" + "señal gratis" e observar como, hoje, se fintam (?) ditaduras.
w
(1) L Carmelo - “Quando as ideologias apareceram, o método foi simples: tirar a pele a toda a história humana e declarar que agora é que ia ser a sério. No entanto, não deixou de ser curioso como os tempos modernos se nos foram antes apresentando através da diversidade, do contraditório e da diferença. Actualmente, uma coisa chamada "consenso" está a transformar-se numa bactéria infecciosa cujo contágio é simples: acabar com a polémica ilimitada e propor um sorriso comedido que tudo e todos acabem por levar a sério. É assim o consenso, a nova ideologia que se dá, muitas vezes, a ares patológicos. Já tinham reparado?”
s
(2) F Ilharco - “Os novos guerreiros estão a ser criados nos sillicon valleys, nos campus universitários, onde intencionalmente se misturam escolas de tecnologia, de politica, de economia e de engenharia, nas redes planetárias de informação e nas garagens de start-ups da nova revolução, nos centros de investigação para o conhecimento das empresas globais, etc.”
es
Lembranças, MJE.