terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Mini-entrevistas/Série II – 118


LC
e t
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje a convidada é Sílvia Chueire, psiquiatra, Rio de Janeiro (http://eugeniainthemeadow.blogspot.com/).
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
O espaço dos blogs na internet. Um fenômeno dentro do fenômeno que é a internet, também de comunicação e informação e ainda de relacionamento entre pessoas, grupos, opiniões, criações. Blogs são sites pessoais que com o desenho "pré-fabricado" tornaram possível (pela agilidade, facilidade de publicação e gratuidade) a um número muito maior de pessoas publicar na net. As conseqüências estão aí : o que era brincadeira de adolescentes despontou como o instrumento importante que é. Publicar os próprios textos, a opinião, a reflexão sobre os mais diversos assuntos, procurar ( e encontrar ) pares, conhecer pessoas, fazer humor ou literatura, fazer política, divulgar informações e assim por diante. E ao fim de tudo poder influir no andamento das coisas. Ocorrem-me imediatamente pelo menos dois exemplos disto : políticos procurando saber nos blogs as repercussões de suas (ou de adversários) ações e um grande jornal brasileiro que passou a fazer resenhas de livros publicados em blogs.
Trata-se se um fenômeno e um instrumento como outros que a internet trouxe e que não se deve desprezar ou subestimar. Não importa nada se sobreviverão no formato que têm ou se mudarão , como é provável, com o tempo. Importa que blogs são algo a ser lido, pensado, entendido, analisado na sua importância.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Nunca apenas pelos blogs, mas não sem os ler também, poderia falar da questão da invasão do Líbano por Israel, da catástrofe em New Orleans, das repercussões da campanha eleitoral brasileira, portuguesa e de outros acontecimentos internacionais e nacionais. Interessa-me conhecer as idéias das pessoas, não apenas dos profissionais da mídia formal, que surgem como resultado de eventos, notícias, reflexões, lendo-as diretamente. O blog permite escapar do constrangimento profissional que eventualmente possa haver para alguns e saber o que pensam seus autores, além de abrir espaço para gente que não estaria em nenhum outro veículo de comunicação dizendo o que pensa , e gente boa. A blogosfera, a seu modo, pensa o mundo.
É verdade que há ruídos nesta comunicação, há eventualmente textos/ blogs sem seriedade, mentirosos ou difamatórios, mas isto faz parte do nosso universo e aprende-se a discernir . Têm-se um painel razoável do pensamento de certa faixa da sociedade, o que me interessa muito.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Na minha vida pessoal o impacto foi grande. Para começar o meu blog é um blog onde só publico os meus poemas. Não divulgo nada a meu respeito nem a respeito de outras pessoas, não faço marketing pessoal . A intenção era mesmo esta : apenas dar a conhecer o que escrevo . Ao mesmo tempo criar comigo mesma o compromisso de escrever com certa freqüência e sem muita preocupação. Isto é, escrevo no blog ( algumas vezes diretamente na tela do blogger) como quem escreve uma espécie de rascunho. A interação com outros blogs/bloggers se dá à medida que coloquei uma caixa de comentários, ou que os visito e exponho lá a minha opinião.
Porque eu tinha um blog publiquei ano passado um livro de poemas em Portugal, pela Cosmorama . E outros virão. Imagine só, quando é que um editor leria meus poemas se nunca os havia enviado a nenhuma editora? Pois aí está. Sorte pode-se dizer. Sorte e o blog, eu digo.
Afora isto houve impacto importante no que diz respeito a relacionamentos. Descobri gente com quem tenho coisas em comum, fiz amigos. E amigos que o serão para o resto da vida, tenho certeza. Que abriram suas casas para mim e a quem minha casa está aberta. Não era algo que eu esperasse.
Interessa-me também pensar a influência da internet, dos blogs, nos relacionamentos pessoais e suas características, tenho tido vasto material para pensar, digamos, ao longo destes anos.
É também verdade que o blog me toma um bocado do tempo que eu tinha para ler livros. Consolo-me dizendo que de qualquer forma o que faço na maior parte do tempo é ler. É tudo uma questão de achar o ponto de equilíbrio. Tem valido a pena.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Sim, acredito. Cada blogger terá lá as suas razões para dizer isto ou não dizer aquilo, mas é sua a decisão. A exceção, é claro, dá-se para o que é ilegal, ou ligado à ilegalidade. Aí gostaria de acrescentar que me parece haver numa certa faixa do que a Justiça começa a julgar relativo à calúnia e difamação surgindo nos blogs, a necessidade de atualização urgente dos conceitos e interpretação das leis para aplicação neste meio. Ou seja, nossos juizes precisam conhecer exatamente o que é e como funciona um blog ( texto, assinatura, comentários,etc) para que possam exercer da melhor forma seu ofício.
e
Entrevistas anteriores (apenas a Série II): Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima, Pedro Fonseca, Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota, João Morgado Fernandes, José Pacheco Pereira, Pedro Sette Câmara, Rui Bebiano, António Balbino Caldeira, Madalena Palma, Carla Quevedo, Pedro Lomba, Luís Miguel Dias, Leonel Vicente, José Manuel Fonseca, Patrícia Gomes da Silva, Carlos do Carmo Carapinha, Ricardo Gross, Maria do Rosário Fardilha, Mostrengo Adamastor, Sérgio Lavos, Batukada, Fernando Venâncio, Luís Aguiar-Conraria, Luís M. Jorge, Pitucha, Gabriel Silva, Masson, João Caetano Dias, Ana Luísa Silva, Ana Silva, Ana Clotilde Correia (aka Margot), Tomás Vasques, Ticcia Patrícia Antoniete e Maria João Eloy. Agenda para esta semana: André Azevedo Alves, Sílvia Chueire, André Moura e Cunha, Helder Bastos, José Bandeira e João Espinho.