sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Mini-entrevistas/Série II – 104


LC
w
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Sérgio Lavos (http://retrato-auto.blogspot.com/).
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
Liberdade de expressão, sem qualquer restrição - com as vantagens e os inconvenientes que daí decorrem.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Exclusivamente através de blogues, nenhum. Mas desde que comecei a acompanhar o fenómeno que sigo atentamente a opinião de alguns bloggers. Opinião, sublinho, porque em relação a factos, notícias, continuo a preferir os media tradicionais. No entanto, a blogosfera permite um acesso a uma informação muito mais plural. E dado que a isenção jornalística não deixa de ser uma ilusão, será sem dúvida um avanço a multiplicação de opinião que os blogues permitem.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Impacto negativo - as horas retiradas aos dias, passadas no apaziguamento do vício. Impactos positivos - a possibilidade de exercitar a escrita em diferentes registos; o facto - desejado ou não - de pertencer a uma comunidade virtual, com a consequente partilha de conhecimento e de gosto que isso pressupõe; a sensação, não imediatamente comprovável, de que o futuro de algumas formas de expressão passa pelos blogues - incluindo a edição; finalmente, o feedback obtido, negativo ou positivo, em relação a algo que começou por ser perfeitamente secundário.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Absolutamente, se descontarmos os limite auto-impostos. Mas é uma questão de decência, de escolha do blogger. Estamos sujeitos a levar com aquilo que o ser humano produz de pior: a inveja, o ressentimento, a mesquinhez. Mas é, de longe, preferível isso a um estrangulamento da opinião e da liberdade de expressão. Quando a censura chegar à blogosfera - e há muitas formas de censura - então o meio acabou de vez. Os precedentes que conhecemos, espero que se revelem apenas excepções à regra. Quanto à má-educação de muitos, é apenas uma repetição daquilo que acontece lá fora. Que se criem os instrumentos que permitam controlar os abusos, sem nunca pôr em causa a ilusão de liberdade de que usufruimos.
e
Entrevistas anteriores (apenas a Série II): Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima, Pedro Fonseca, Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota, João Morgado Fernandes, José Pacheco Pereira, Pedro Sette Câmara, Rui Bebiano, António Balbino Caldeira, Madalena Palma, Carla Quevedo, Pedro Lomba, Luís Miguel Dias, Leonel Vicente, José Manuel Fonseca e Patrícia Gomes da Silva. Agenda para esta semana (15 a 20 de Janeiro): Carlos do Carmo Carapinha, Ricardo Gross, Maria do Rosário Fardilha, Mostrengo Adamastor, Sérgio Lavos e a Batukada