sábado, 23 de dezembro de 2006

Mini-entrevistas/Série II – 88


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é João Morgado Fernandes (http://frenchkissin.blogspot.com/).
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
Basicamente, um universo em expansão. À semelhança do que acontece com o outro universo, fico sempre na expectante sobre a possibilidade de haver vida interessante para lá dos meus horizontes. É um universo sempre em expansão e, quanto mais se conhece, mais há para conhecer. Por deformação profissional, a minha galáxia é mais a dos blogues políticos, mas estes são quase a reprodução fidedigna dos media tradicionais, com os seus analistas, as suas cartas dos leitores... Os melhores textos, no entanto, encontrei-os noutras galáxias, por exemplo na dos blogues mais intimistas.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Tudo o que mexe (e às vezes até o resto...) me interessa. Os blogues são um excelente ponto de observação sobre o mais óbvio - respondendo à sua questão, a guerra do Iraque terá sido o acontecimento em que mais estive atento na blogosgfera -, mas também sobre aquilo que os media tradicionais não querem ou não podem abordar. Há tendências de moda, de gosto, de opinião, que detecto com mais facilidade nos blogues.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Vários. Por exemplo, a compra de dois portáteis (a coisa contagiou-se cá em casa...). Enfim, os blogues tomam tempo. Leio muitos. E também escrevo alguma coisa, mas felizmente são textos quase automáticos. Obviamente, há noites mal dormidas, mais no passado que no presente, mas também há alguns ganhos - lendo nos sítios certos, tenho autênticas súmulas da actualidade, com links para textos interessantes que, de outra forma, me passariam ao lado.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
A escrita, tal como o resto do que somos e fazemos, é sempre uma construção. Nessa medida, a expressão é tão livre ou condicionada nos blogues como noutros sítios. Os limites dos blogues não são muito diferentes do mundo lá fora: a lei, o bom senso... Penso que essa ideia de liberdade bloguística radica na premissa da ausência de intermediação, de editor. Na verdade, nos media tradicionais, há sempre trabalho colectivo (é mais isso do que hierarquia ou edição, ao contrário do que muitas pessoas pensam...), e nos blogues estamos mais entregues a nós próprios. A minha experiência pessoal diz-me, porém, que, precisamente por isso, sou muitas vezes mais cuidadoso no blogue - aqui, o que eu faço bem ou mal depende quase exclusivamente de mim. E, nessa medida, a escrita do blogue até acaba por ser mais editada do que a do jornal, por exemplo. E a auto-edição é sempre mais trabalhosa e rigorosa do que a edição - de resto, só assim se explica que tenhamos alguns blogues de tão grande qualidade em Portugal.
e
Entrevistas anteriores: Série I - Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas, Helena Roque, Maria Gabriela Rocha, Onésimo Almeida, Patrícia Gomes da Silva, José Carlos Abrantes, Paulo Pandjiarjian, Marcelo Bonvicino, Maria João Baltazar, Jorge Palinhos, Susana Santos, Miguel Martins, Manuel Pinto e Jorge Mangas Peña. Série II – Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira, Leandro Gejfinbein, Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca, Tiago Mendes, Nuno Miguel Guedes, Miguel Vale de Almeida, Pedro Magalhães, Eduardo Nogueira Pinto, Teresa Castro (Tati), Rogério Santos, Lauro António, Isabela, Luis Mourão, bloggers do Escola de Lavores, Bernardo Pires de Lima e Pedro Fonseca. Agenda para esta semana (de segunda-feira, dia 18/12, ao sábado, dia 23/12): Luís Novaes Tito e Carlos Manuel Castro, João Aldeia, João Paulo Meneses, Américo de Sousa, Carlota e João Morgado Fernandes.