sábado, 25 de novembro de 2006

Mini-entrevistas/Série II – 64


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Leandro Gejfinbein, gaúcho de Porto Alegre mas habitando o Rio de Janeiro, 28 anos. Publicitário, especialista em Psicologia na Comunicação. Arquiteto de informação e analista de produto na Globo.com. Co-criador da Verbeat.org.
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
A blogosfera é primeiro um espaço. E não importa aqui defini-lo em relação à sua virtualidade ou realidade. É um espaço, como qualquer outro que pode ser - mesmo que vagamente - identificado a partir de características comuns. Nesse espaço indivíduos são convidados a agir socialmente, como são em uma praça, em casa, na grande mídia, no trabalho. E é aí que está a importância do fenômeno pelo menos desde o início até seu momento atual: blogs conseguiram constituir um novo espaço, a blogosfera. Pois tudo que permeia os blogs, de alguma forma, já existia antes deles virarem uma "revolução" (com reservas a essa palavra). Já havia a tecnologia, o meio (Internet) e indivíduos engajados na tarefa de produzir e distribuir conteúdo e em consumir esse tipo de conteúdo, a ponto de criarem redes em torno disso. Sem dúvida que a evolução tecnológica e a oferta de um serviço extremamente simples para se fazer tudo isso, cujo crédito da popularidade se deve ao Blogger, foi fundamental, mas o suporte - a ferramenta blog - teria ficado restrita a exatamente ser uma mera ferramenta entre tantas outras da era da informação, não fosse ter se constituído, junto com os indivíduos e toda a simbologia criada, num espaço. Além de um espaço, "blogosfera" pra mim é também o movimento a que tudo isso está relacionado. Um movimento, possível a partir da constituição desse espaço, cujos efeitos ainda não sabemos quais são. Espaço e movimento; blogosfera é isso. E a partir dessa definição, também arrisco dizer que estamos agora num momento em que a "blogosfera" já está envelhecendo, como quase tudo que é essencialmente próprio da nossa contemporaneidade, na medida em que os blogs, seus mais importantes atores e as ferramentas de agir desses atores - que a formação de uma blogosfera deu a devida importância e expressão - atravessam seu espaço e movimento e unem-se a outros espaços e movimentos - velhos ou novos - no meio social. Aliás, falo isso carregado de uma certa melancolia.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
No Brasil, cito dois exemplos que considero essencias para ilustrar como de fato houve inserção e reconhecimento dos blogs ou da blogosfera como fenômeno, ou pelo menos como detentores de uma identidade: - ei, sou alguém e existo. O primeiro é do blog que surgiu no auge dos escândalos de corrupção do primeiro governo Lula - Vizinho do Roberto Jefferson -, mantido por, de fato, um vizinho do ex-deputado federal em Brasília. Ele simplesmente narrava o que podia ser visto ou flagrado na sua condição de vizinho do homem que iniciou toda essa confusão. É uma divertida amostra do potencial dos blogs como jornalismo cidadão, com a abordagem que for. O segundo exemplo é recente e também envolve a política brasileira. Numa atitude infeliz, o senador José Sarney ingressou na justiça contra uma jornalista que publicou no seu blog uma fotografia de uma pichação. A ilustração - que não era de sua autoria - repudiava o ex-presidente em relação à sua tentativa de reeleição para o senado. O caso tomou proporções gigantescas, especialmente numa discussão que se formou em torno da liberdade de expressão que se espalhou pela "blogosfera", numa campanha contra à atitude do político. O rebuliço foi tanto, que o barulho chegou à grande mídia.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Acho que os blogs tomaram tal proporção na minha vida pessoal nos últimos anos que fica difícil até mesmo identificar claramente onde ou como isso se deu. Blogs, e tudo que eles são e representam ou representaram, tomaram de assalto boa parte de tudo que sou, represento e que me representa. A partir da criação da Verbeat e ter feito deste o maior projeto pessoal - que não os institucionalizados -, acabei me inserindo por completo nesse espaço e nesse movimento que a blogosfera representa. E, independente do sucesso ou não da Verbeat Blogs nesse sentido, como projeto, foi indiscutivelmente bem sucedido o sujeito Leandro nessa experiência em relação a si mesmo. Meu pensamento, direções, significados, todos foram em maior ou menor intensidade modificados por isso e, obviamente, com conseqüências nos objetivos de vida, relações pessoais e trabalho.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Tecnicamente, sim, porque é um suporte para expressão que não depende de intermediários entre a criação do autor e a publicação/finalização; conquista, aliás, que precisamos lutar para preservar. Entretanto, acredito que existam tantos aspectos envolvidos no pleno gozo de uma "liberdade" em relação aos blogs e à blogosfera (como ferramenta, espaço e movimento) e também aspectos mais íntimos das relações que as pessoas que mantêm blogs têm com leitores, referências e consigo mesmo, que sou levado a crer que, na verdade, não: não é uma forma de expressão editorialmente livre porque a técnica livre não pressupõe a liberdade de quem a utiliza.
e
Entrevistas anteriores: Série I - Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas, Helena Roque, Maria Gabriela Rocha, Onésimo Almeida, Patrícia Gomes da Silva, José Carlos Abrantes, Paulo Pandjiarjian, Marcelo Bonvicino, Maria João Baltazar, Jorge Palinhos, Susana Santos, Miguel Martins, Manuel Pinto e Jorge Mangas Peña. Série II – Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres, José Pedro Pereira, Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira e Leandro Gejfinbein. Agenda da próxima semana (27/11/06 a 2/12/06): Isabel Goulão, Lutz Bruckelmann, Jorge Melícias, Carlos Albino, Rodrigo Adão da Fonseca e Tiago Mendes.