segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Mini-entrevistas/Série II – 59


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Bruno Sena Martins (http://avatares-de-desejo.blogspot.com/).
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
Para além de me trazer algo do Verão de 2003, momento carnavalesco em que muitos se iniciaram no convívio dos blogues, sugere-me a celebração da defunta oposição entre os vícios privados e as virtudes públicas. Explico: apesar de haver dimensões de opinião e debate que não carregam nada disso, o que mais me cativa naquilo que seja a blogosfera é esse inédito campo de valor quasi-literário que faz dos vícios privados as mais preciosas virtudes públicas. E aqui o vício é tudo aquilo em que insistimos: a reiteração do eu actualizada nos dias que vão passando e nos que jamais nos largam.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que maisintensamente seguiu apenas através de blogues?
Em exclusivo, nenhum, mas aquele que dediquei maior tempo na blogosfera foi aquando da recente guerra no Líbano, creio. A massa crítica que existe na blogosfera mostra-se instigante não só para ver debater diferentes leituras políticas e sócio-históricas, mas também porque se produz frequentemente algo de um "observatório" dos termos em que os eventos são seguidos pelos media tradicionais. Há na blogosfera uma presunção meta-reflexiva que sinceramente me agrada.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
O facto de escrever num blogue quase diariamente há mais de três anos, lendo lealmente pessoas que não sabia existirem, é ao mesmo tempo um longo processo de descoberta e também um valioso património de referências. Por isso o impacto é um embutimento pessoal de diferentes hábitos de escrita e leitura.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Acredito, tanto quanto acredito que a liberdade nunca existe sem constrangimentos e ponderações que se querem sábias. Ademais, para aqueles que investem o seu nome ― ou uma identidade continuada no tempo ainda que sob pseudónimo ― o perfil do autor que se vai esboçando, tal como os leitores habituais, constituem-se como um valor cuja preservação vigia eventuais abusos da liberdade ― ao mesmo tempo que pode domesticar uma salutar irreverência editorial. Já os snipers que usam a blogosfera para ataques são outra conversa que tem pouco a ver com a matriz fundadora do meio.
e
Entrevistas anteriores: Série I - Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas, Helena Roque, Maria Gabriela Rocha, Onésimo Almeida, Patrícia Gomes da Silva, José Carlos Abrantes, Paulo Pandjiarjian, Marcelo Bonvicino, Maria João Baltazar, Jorge Palinhos, Susana Santos, Miguel Martins e Manuel Pinto e Jorge Mangas Peña. Série II – Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano, Altino Torres e José Pedro Pereira. Agenda desta semana (20/11 a 25/11): Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira e Leandro Gejfinbein.