sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Mini-entrevistas/Série II - 57


LC
e
O Miniscente tem estado a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Altino Torres, 40 anos, Consultor (http://food-i-do.blogspot.com/).
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
A palavra "blogosfera" diz-me muito, quantitativamente e qualitativamente. Porquê? Porque nestes últimos 3 anos passei a escrever muito mais, a ler muito mais, e, neste último caso, descobri uma janela enorme onde posso refrescar a minha alma através da descoberta de novos pontos de vista, novos poemas, novas emoções. Portanto e em resumo, a palavra "blogosfera" significa abrangência. Penso que não consigo encontrar significado melhor.
- Qual foi o acontecimento (nacional ou internacional) que mais intensamente seguiu apenas através de blogues?
Bom, essa questão merece uma resposta concreta, sendo que não é possível seguir-se determinado acontecimento apenas através dos blogs. Em todo o caso posso adiantar que segui com especial interesse o último conflito Israel-Líbano nos blogs e apenas no que diz respeito ao confronto ideológico e religioso que acabou por fazer o alinhamento quase geral de todas as entradas nos blogs sobre o dito conflito.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
O maior impacto que os blogs tiveram na minha vida pessoal foi sem dúvida eu um dia ter escrito um post a anunciar que fizera uma petição. Como é sabido essa petição correu o mundo lusófono e eu acabei a passear-me nos telejornais do dia. Mas o grande impacto desse momento não foi curiosamente "esses quinze minutos de fama". Foi precisamente o contrário, saber regressar a uma condição de perfeita simplicidade e anonimato e poder afirmar hoje que não fui capaz de me ter aproveitado rigorosamente de nada nem de ninguém com quem falei, e continuar, isso sim, a exercer uma vida cívica com todas as venturas e desgraças que são próprias de um cidadão desde sempre comum. Isso deu-me que aprender, digamos assim.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
A blogosfera é, de facto, a forma de expressão editorial mais livre que eu conheço. É tão livre que permite até que sejam perseguidos bloggers devido ao caso casa pia, por exemplo, é tão livre que permite que se difame sobre quem quer que seja e é tão anonimamente livre (anónimo no sentido de desconhecido) que permite de quando em vez uma espreitadela para alguém que se destacou num belo poema, num bom texto, numa boa fotografia. É essa a liberdade pura da blogosfera. A liberdade de se criar.
E como nem tudo são rosas, essa liberdade editorial também provoca os seus monstrinhos como é o caso da edição de alguns livros que, sinceramente, nunca o deveriam ser e só o são precisamente porque nem o editor nem o autor estavam a pensar no "Livro", em rigor, quando decidiram que podiam ganhar uns trocos com determinada coisa que aparecia em determinado blog. E aí, nesse ponto, eu sou fundamentalista. Detesto o lixo, pronto.
i
Entrevistas anteriores: Série I - Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida, Filipa Abecassis, Pedro Baganha, Hans van Wetering, Milton Ribeiro, José Alexandre Ramos, Paulo Tunhas, António Nunes Pereira, Fernando Negrão, Emanuel Vitorino, António M. Ferro, Francisco Curate, Ivone Ferreira, Luís Graça, Manuel Pedro Ferreira, Maria Augusta Babo, Luís Carloto Marques, Eduardo Côrte-real, Lúcia Encarnação, Paulo José Miranda, João Nasi Pereira, Susana Silva Leite, Isabel Rodrigues, Carlos Vilarinho, Cris Passinato, Fernanda Barrocas, Helena Roque, Maria Gabriela Rocha, Onésimo Almeida, Patrícia Gomes da Silva, José Carlos Abrantes, Paulo Pandjiarjian, Marcelo Bonvicino, Maria João Baltazar, Jorge Palinhos, Susana Santos, Miguel Martins e Manuel Pinto e Jorge Mangas Peña. Série II – Eduardo Pitta, Paulo Querido, Carlos Leone, Paulo Gorjão, Bruno Alves, José Bragança de Miranda, João Pereira Coutinho, José Pimentel Teixeira, Rititi, Rui Semblano e Altino Torres. Amanhã: José Pedro Pereira. Agenda da próxima semana (20/11 4 25/11): Bruno Sena Martins, Paulo Pinto Mascarenhas, Tiago Barbosa Ribeiro, Ana Cláudia Vicente, Daniel Oliveira e Leandro Gejfinbein.