sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Retrovisor - 8


AFA
e
Extractos de posts que dão conta do olhar (prevenido ou desprevenido) do blogger sempre que contempla pelo retrovisor a paisagem da blogosfera
e
"É a primeira incursão de Inácio Steinhardt pela blogosfera. Chama-se História das Palavras e promete desenlear os novelos de história e histórias que se escondem por detrás de palavras comuns da língua portuguesa. Começou há menos de uma semana, mas já tem muito que ler atentamente."
Nuno Guerreiro (21/09/06)
e
Ficha Técnica
Qualidade da vista: Claríssima, mas a desvendar a pouco e pouco.
Estado do viajante: Prevenido e amante de anunciações.
Tipo de espelho: Convexo e obviamente generoso.
Tom (linguagem vs. rede): Várias gradações entre Adante e Allegro.
Outras impressões: O Rua da Judiaria é um blogue que faz da vista para outros blogues uma das suas qualidades. Não estou a falar de networking com fins determinados, mas do jogo de espelhos habitual com que o Nuno reflecte este novo e imparável movimento de translação que é a blogosfera. Nem sempre a vista que o blogger tem da blogosfera é positiva e generosa; muitas vezes é claramente ressentida e amarga. O blogue do Nuno pertence ao primeiro tipo e, por isso, nos acena regularmente as suas novidades com total despojamento. Desta feita, a lente aponta para um blogue de Inácio Steinhardt que se propõe abordar o labirinto de histórias que polvilha o universo das palavras. O olhar passará a fixar-se cirurgicamente no novo alvo e de lá não sairá até que a indagação se sacie. Ver pelo retrovisor significa ver bem e depressa, razão pela qual também o Inácio passará a ter – oxalá assim seja - muitas visitas, embora intermitentes. Até porque, ao contrário da história original das palavras, é essa mesma a natureza do olhar do blogger.