segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Retrovisor - 10


AFA
e
Extractos de posts que dão conta do olhar (prevenido ou desprevenido) do blogger sempre que contempla pelo retrovisor a paisagem da blogosfera
3
"Uma leitora que assina Jurubinda da Concavada manifestou por correio electrónico a sua indignação: «Lendo-o, parece que quer acabar com o Ministério da Cultura.» Prezada Jurubinda, se me tivesse lido com atenção nos 21 meses que levo de bloga teria percebido quanto o ministério da Cultura me parece uma excrescência."
Eduardo Pitta (16/10/06)
e
Ficha Técnica
Qualidade da vista: exótica, recheada com papagaios oriundos de vales longínquos.
Estado da viajante: resoluto, dominando com precisão os instrumentos de bordo.
Tipo de espelho: lisíssimo e cintilante.
Tom (linguagem vs. rede): Entre Moderato e Allegro.
Outras impressões: Se os asteróides e poeiras da nova atmosfera de bites são de proveniência variada, não é de admirar que nem a mais recente ontologia tenha conseguido assinalar seres como a Jurubinda. Fazem parte de uma espécie muito em voga na Concavada, um território cheio de vales e deltas que faz lembrar Delfos embora sem a invernia e os nevões. Na ecologia da Concavada, o horizonte nunca se altera. O sol não muda de posição e tudo o que historicamente foi adquirido não está sujeito a metamorfoses. É uma espécie de interface a que os semióticos ligados às morfodinânicas e à morfogénese, Petitot e Brandt entre outros, têm dedicado estudos de razoável efeito e profundidade. Na célere navegação blogosférica, eis que um desses meteoros se aproximou da nave de Eduardo Pitta. A resposta do viajante foi imediata e não deixou as excrescências por mãos alheias. Depois do brevíssimo impacto, a vista ficou de novo límpida. E ao longe, entre uma luz violeta e vaga, a cultura vagueava pelo espaço como se fosse uma das visões danielíticas de Deus. Coitada.