domingo, 15 de outubro de 2006

O espectro da Venezuela

e
Escreve-se hoje no excelente Notas Verbais (e valerá amanhã seguir os episódios que aqui se anunciam):
e

"Nesta Segunda-feira, em Nova Iorque, é a primeira volta da eleição pela Assembleia Geral da ONU dos novos membros não permanentes do Conselho de Segurança para o biénio 2007-2009, com contagem de votos dos 192 Estados a cargo da Hungria, Suiça, Brunei, Chile e Quénia.
e
Passam à primeira volta – oito canditados para cinco vagas – os países que obtiverem dois terços de votos. Argentina, Dinamarca, Grécia, Japão e Tanzânia terminam no final de 2006 os respectivos mandatos cedendo lugares.
e
Venezuela e Guatemala (pelo Grupo de Estados da América/Caraíbas) protagonizam luta a luta mais renhida para ocupar o lugar a ser deixado pela Argentina. Chávez (ontem mesmo a chancelaria de Caracas emoldurou entusiasmo inusitado) assegura que o seu país conseguirá, logo na primeira volta, apoio de dois terços dos 192 membros da ONU, para o qual contará com o respaldo da Liga Árabe, Rússia, China, Irão, Cuba, países do Mercosul (designadamente do Brasil), e ainda de boa parte dos Estados da União Africana – o Chile diz que revela o seu voto sobre a eleição. A Guatemala tem o apoio dos EUA – em entrevista a The Wall Street Journal, no final de Setembro, Condoleezza Rice considerou que entrada da Venezuela no Conselho de Segurança da ONU paralisaria este órgão e que ditaria «o fim do consenso».
e
A Guatemala nunca esteve no Conselho de Segurança por onde a Venezuela já passou por quatro vezes (a última vez no biénio 1995-96)
e
Indonésia, Coreia do Sul e Nepal, por sua vez, disputam a vaga do Grupo Asiático a ser deixada deixada pelo Japão.
e
Nepal e Indonésia, duas vezes no Conselho de Segurança; Coreia do Sul uma única vez (1995-96)
e
África do Sul é o único candidato africano a prestar-se para render a Tanzânia.
3
A África do Sul nunca foi eleita para o Conselho de Segurança
e
Bélgica e Itália são também os únicos contendores do Grupo Europeu Ocidental (para os lugares a vagar pela Dinamarca e Grécia).
e
A Bélgica cumpriu já quatro mandatos (o último em 1991-92) e a Itália teve cinco presenças (última em 1995-96)
e
Eslováquia, Qatar, Peru, Gana e Congo terminam mandatos no final de 2007. Portugal só deve revelar o sentido de voto (sobretudo entre Venezuela/Guatemala) terminada a contagem ou conhecidos os resultados. Não será assim, Embaixador João Salgueiro?"