terça-feira, 5 de setembro de 2006

Mini-entrevistas - 8

e
o Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. O convidado de hoje é Reginaldo de Almeida, Professor universitário, 41 anos.
e
- O que é que lhe diz a palavra “blogosfera”?
Opinião Livre. Para o bem e para o mal: o anonimato que permite, abriga acusações e informações que não mostram o rosto de quem as assina. Por outro lado, esse mesmo anonimato também sugere um confronto/discussão/partilha de ideias plural e aberto. Gostaria que o adjectivo utilizado - Livre - pudesse sempre ser substituído por Opinião Isenta e não por Opinião Desenfreada.
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Não.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Ter que os considerar a par de outras formas de expressão, quer na perspectiva de cidadão, quer no ponto de vista da docência que pratico.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Mais uma vez gostaria de chamar aqui alguns sinónimos de Livre: Desgarrado ou Desamarrado... Acredito que há pessoas que se expressam livremente, seja na blogosfera ou não. Se o fazem e quando o fazem, não lhes interessa onde o fazem.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho e José Quintela. Amanhã: Filipa Abecassis, Leitora de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pusan (Coreia do Sul), 29 anos.