domingo, 11 de setembro de 2005

“Desafio aos leitores”
t

A iniciativa que Paulo Gorjão propôs e que José Pacheco Pereira recentrou deverá, em minha opinião, ser objecto de alguns - muitos - cuidados.
Em primeiro lugar, as informações que forem sendo publicadas não podem ter fontes anónimas. Todos sabemos que seria porventura mais fácil recolher desse modo um certo tipo de informações, mas a verdade é que a própria natureza do anonimato só pode conduzir a iniciativa à falta de credibilidade e à ambiguidade.
Em segundo lugar, vai ser necessário dispor temporalmente os dados de uma forma coerente e consistente, pois só assim será possível aferir as continuidades e as implicações que estão em jogo.
Em terceiro lugar, há que evitar todo e qualquer tipo de enunciação judicativa sobre o material recolhido, já que o objectivo da iniciativa é tão-só fixar e situar dados, de modo a que os mesmos falem abertamente por si.
Em quarto lugar, a descrição sumária das funções e posicionamentos relativos que visará os nomes a publicar deverá ser objectiva, sucinta, clara e, se possível, uniforme.