segunda-feira, 25 de julho de 2005

Monopolismos, estatismos, corporativismos

Recebi um mail há minutos. Decido publicá-lo por ter já passado várias vezes por situações idênticas (não apenas na empresa referida) e por conhecer casos e mais casos (silenciosos quase sempre) extremamente parecidos. Há, de facto, uma aura kafkiana que nos rodeia e que tem a sua raiz no estatismo (salazarista ou pós-revolucionário), assim como nos corporativismos que parecem interiorizados na pele dos portugueses. É o que faz o monopolismo e a visão avessa a um mínimo de espírito livre e liberal que atravessam o país há séculos. Sobra sempre, e só, a queixa solitária do cidadão. A caravana passa e os filhos da puta ficam a rir-se. Que tristeza! Ora leia-se:

"Desde já as minhas desculpas, se no fim da leitura deste mail vierem a pensar que fui mais uma pessoa a fazer-vos perder o vosso precioso tempo, mas aqui vai "resumido" o que quero expôr-vos: SE QUISEREM ADQUIRIR UM ACESSO BANDA LARGA DE INTERNET, ACONSELHO VIVAMENTE A NÃO ESCOLHER A SAPO ADSL. (E dou-vos a minha palavra de honra que não tenho qualquer interesse em firmas concorrentes que forneçam este serviço!!!). Aqui vão os motivos da minha revolta: Adquiri um "kit sapo ADSL", em 25/11/2002, kit este que NUNCA FUNCIONOU por razões técnicas ALHEIAS À MINHA VONTADE. Esperei pacientemente até 9/01/2003 por um novo cd-rom de instalação que a empresa se comprometeu a enviar para substituir o primeiro, e que também não resolveu o problema... Ao fim de muita reclamação e telefonema consegui enfim devolver todo o equipamento do "kit" e restituirem-me o seu valor em 6/03/2003. Hoje em dia recebo numa base mensal cartas de empresas de cobranças a reclamarem o pagamento de um valor que ascende a mais de 270 euros por um serviço internet que nunca usufrui! Enviei inúmeros mails, cartas registadas, faxes, quer para a Telepac, quer para empresas de cobrança por ela contratadas. TODOS SÃO SURDOS ÀS MINHAS SOLICITAÇÕES PARA RESOLVER ESTE EQUÍVOCO! Mais, quando telefono para as empresas de cobranças que me enviam as cartas sou mal tratada, como se fosse a pior das vigaristas! É o cúmulo! Hoje em dia, quase 3 anos passados da mal fadada tarde em que resolvi comprar aquele Kit sapo adsl, ainda recebo destas cartas, desta vez com ameaças de processos em tribunal. Estou de consciência tranquila e, felizmente, sou suficientemente organizada para ter guardado toda a documentação relativa a este assunto. Quando estou mais de um mês sem receber cartas de cobrança (eles nunca respondem directamente às minhas por mais que escreva) penso que o meu PESADELO com a sapo adsl enfim terminou. Mas infelizmente não, ainda há 3 dias recebi mais outra..."

A autora do texto é professora numa faculdade de veterinária deste país.