quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

Sobre uma frase do dia

Escreveu Luciano Amaral:

"Há na blogosfera um problema a que provavelmente nunca me conseguirei habituar, e que é o registo simultaneamente público e privado do seu conteúdo."

Eu penso que isso, essa flutuação público vs. privado, é sobretudo uma característica da contemporaneidade. É um dado, tal como acontece - num certo nível de flutuação - com os pares real vs. ficção, auditórios vs. públicos, esquerdas vs. direitas, simulação vs. instantaneidade, etc. Tal como acontece com a electricidade ou com as redes globais.
Neste tempo, em que velhas linguagens ainda convivem com os novos tempos, é necessário algum cuidado. Até porque estas são as primeiras legislativas que se cruzam com a blogosfera e a quase inevitável radicalização pode conduzir ao abismo da ofensa. Esperemos, contudo, que o exercício da liberdade - e ser-se livre acarreta responsabilidades - implique respeito e não apenas denegação do outro sob a capa da mais redutora cultura dicotómica. Ser-se frontal não implica elidir, suprimir, anular (ontem, Sócrates, na RTP-1, libertou-se um pouco da amarra do "media training", mas foi preciso sentir na pele a infeliz ofensa santanista traduzida pela palavra "colo". Saliente-se o facto).