sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Deslindando mistérios recentes

"Fique no entanto a saber-se que muito foi tentado, felizmente sem vir para as páginas dos jornais, para que tal acontecesse. Houve muita gente que não ficou sentada e que tentou. Falhou, mas também não é verdade que muitos militantes, entre os quais me incluo, não tenham tentado persuadir, convencer, sem sucesso."

Quando o autor destas linhas nos fala acerca do novo espaço político que poderia vir a ser preenchido por um novo partido (não fosse a "pouca fluidez do sistema político" e a "rigidez" do sistema eleitoral), o que será mais importante: a manifesta impossibilidade de concretizar esse projecto (que seria o equivalente aos "Democrats" ingleses ou ao "D66" holandês), ou o simples facto de enunciar - e assim legitimar e prenunciar - essa mesma possibilidade?
Fico-me, ou seja, tenho-me ficado mais pela última hipótese. Mera intuição. E que eu desse por isso, Pacheco Pereira já referiu o facto umas quatro vezes (entre o seu blogue e as crónicas impressas em papel). Sublinhe-se. A repetição faz o engenho e o engenho faz a coisa.