segunda-feira, 4 de outubro de 2004

Notas avulsas



Ontem deixei Mértola de barco antes do pôr do sol. O maior enigma que me acompanhou foi o ritmo da paisagem e não tanto o deslumbramento que apenas existe para não ser nomeado, já que ele é, digamo-lo por palavras simples, pura comoção.

Em Guimarães, o melhor discurso foi o de Jaime Gama e o melhor golo o de Geovanni. Sem ironia.

A atitude das pontes "S.L." é em tudo o oposto da gravidade cavaquista e do anti-tanguismo barrosista. A malta gosta, a malta tem. Hoje, passei com o cão à porta de uma Escola Preparatória que tinha a porta fechada e um escrito nela colado que aludia à ponte. E pergunteí ao Ulisses (é o nome do cão): - a república tem dois dias de feriado? - E o bicho respondeu-me que Sim. Claro!

Às vezes, é horrível cair dentro de um noticiário em directo e ter que falar da intriga do meu último romance em escassos segundos. Como se se esperasse de mim a função de relator. Apenas sei que a anatomia de um romance transcende radicalmente o argumento que nele se passeia. Mas um escritor tem que... aparecer e falar. Mesmo que só diga Blá Blá Blu Blu! Ossos do ofício. Aparecer para ser.

Qual é a diferença entre uma ponte S.L. e uma greve da Inter? São ambas como as SCUTs. e ambas representam o que não são. A malta gosta, a malta tem.

Outubro nasceu como o seu antecedente Setembro. Em beleza, cheio de sol e a prometer o Verão perpétuo. Assim seja!