sábado, 22 de maio de 2004

Salvar a falácia!

Há dias, publiquei um post evocador de uma manifestação realizada em Telavive em prol da paz. Sublinhei o facto com uma imagem que evidenciava, em primeiro plano, um cartaz onde aparecia escrita a palavra “paz”. Como legenda, registei eu na altura: “Esta é a diferença entre Israel e o outro lado”. O que eu fui dizer!
Esclareço, no entanto, os mais apressadamente indignados. Eu não quis, nem podia afirmar que “no outro lado” - seja onde for que se identifique Israel com o diabo - não havia partidários da paz. O que eu quis genuinamente afirmar (não tendo sido compreendido) é que em Israel as diferentes opiniões saem à rua e podem exprimir-se. Goste-se ou não - e eu bem sei que está na moda confundir de modo falacioso Sharon com Israel -, estou certo de que no resto do Médio-Oriente tal não acontece. Infelizmente. Para todos os lados da milenar contenda.