segunda-feira, 17 de maio de 2004

Embuste - 3



Dando continuação ao nosso diálogo com o Ma-Schamba, visitamos hoje a página da WEB designada por Portugal em Linha - Comunidade Lusófona. Ao abri-la há de tudo (gastronomia, conto, ensaio, opinião, classificados, endereços, páginas, ligações, notícias, etc.); basta abrir e ver. Mas sobra a questão: o que é a lufosonia ?
No texto de abertura, as linhas de força são as seguintes:
Em primeiro lugar, um desígnio de reunião: “Vamo-nos conhecer” todos, “vamos” todos ser “compatriotas”.
Em segundo lugar, fica a chamada à desinibição nesta curiosa e inesperada passagem: “se não é Português” (um adjectivo com maiúscula) “não se iniba”. O que quer dizer que, fora do rectângulo luso e ilhas adjacentes, há razoáveis potencialidades de inibição (interpretações históricas, seguramente).
Em terceiro lugar, o derradeiro apelo: se “sente proximidade com a lusofonia” - sem se explicitar do que se trata - entre “em contacto” connosco.
A legitimar o ambicionado contacto, patrocinado pelos enunciadores da página Portugal em Linha - Comunidade Lusófona, surge por fim Camões a mobilizar as hostes. Ora leia-se:

Aqui se inicia a viagem. Vamos conhecer as Comunidades Lusófonas espalhadas pelo Mundo.
Onde estão. Quantos são. O que fazem. O que sentem. Estas páginas são de todos. Estamos todos convidados para o seu desenvolvimento. Vamos todos dar-nos a conhecer e vamos todos ficar a conhecer compatriotas vivendo em locais que não imaginávamos. Vamos fortalecer as nossas relações. Participe. E se não é Português não se iniba. Fala Português, tem curiosidade acerca dos Portugueses e de Portugal ou sente, de algum modo, uma proximidade com a Lusofonia ou é de um país onde se fala Português? Então esperamos por si. Porque, como diz o Poeta: …Que eu canto o peito ilustre lusitano,/ A quem Neptuno e Marte obedeceram;/ Cesse tudo o que a Musa antiga canta,/ Que outro valor mais alto se alevanta.


Um mimo. Como diz o nosso amigo Ma-Schamba, era bom ver esta discussão abrir-se um pouco mais (ver aqui posts anteriores). Creio que se trata de um terreno minado, politicamente incorrecto e pleno de vacuidade. Esvaziado e sem arena consistente que justifique invocações épicas, inexplicáveis tenças e discursos de retórica agravada e sobretudo liofilizada.
(próximos posts: a bandeira da lusofonia e análise de um texto da autoria do Secretário Executivo da CPLP acerca da natureza da lusofonia)