sexta-feira, 7 de maio de 2004

Delírios para um Sábado frio (act.)



Há dias em que aparecem frases espantosas na blogosfera. Hoje é um deles. Vamos por partes. A primeira tirada digna de registo não deve estar dissociada do frágil Maio com que nos temos cruzado. Diz o ilustre J.P. Coutinho:

"Às vezes, e só às vezes, o talento não enfia o carácter pelo cano."

Seja como for, a macieza do tempo não justifica tudo, embora a Charlotte nos confidencie que “a moda de Verão deste ano” vai ser uma coisa “pavorosa”. Nem tão-pouco os elementos justificam as desmesuradas aventuras do talento, aliás tão mal distribuído por arcanjos e mortais. Eis a razão pela qual, como se escreve no Janela Indiscreta:

“Nem tudo é duro no crocodilo.”

Será fábula, porventura.
Com um olhar bem mais pragmático, os nossos amigos benfiquistas, anti-liberais e alentejanos da orla do sul deixaram bem espelhada a voz comum que atravessa a grei anti-americana que anda de bardo em bardo como nunca antes:

“Todos os americanos fazem o mesmo, são todos iguais a Bush.”

Ao lado desta suprema ciência, não podíamos deixar de contornar as imprevistas tentações de um dos mais notáveis e recentes blogueadores da nossa praça:

“Aproveito aliás o momento para contribuir com uma das minhas morenas preferidas, a espanhola Penélope Cruz.”

Salvo seja.
A propósito de inovações na blogosfera, não seria deslocado pôr em evidência uma das fusões mais esperadas pelo mercado nesta semana. Nunca se comprou e vendeu tanto papel, juram os analistas. Em tempos de concentracionismo capitalista é assim. E é o próprio Blogue de Esquerda II quem o afirma (sem qualquer linque), dando conta

“do super-blogue Barnacaldas. Este, já de si o resultado de uma fusão entre dois gigantes do sector – o Barnabé e o Blogue do Caldas”

Para terminar este Sábado de finuras, deixo-vos com o mais sibilino e puro dos delírios. É fechar os olhos e ler, saboreando (nesta altura ainda não se sabia que o Maniche tinha sido apanhado com os copos):

“A juíza do processo Apito Dourado, Ana Cláudia Nogueira proibiu Valentim Loureiro e Pinto de Sousa de falarem com Pinto da Costa.”

E assim se remata a saga. Outra melhor não existiria para ilustrar a semana que acaba de se passar. Suave e conturbadamente (foi o João de Melo quem, um dia, me disse que não há frase digna desse nome sem um bom advérbio de modo? Talvez fosse. Talvez).

P.S. Não podia deixar de acabar com a melhor expressão blogueadora do mês, indo directamente à irónica fonte que se confessa com algum desencanto e nostalgia:
"dantes ainda tínhamos algum fio de back" (!)