quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Topic or Aboutness - 2

Uma personagem jamais se dá a conhecer em meia dúzia de páginas. Há todo um livro para o fazer. Contudo, nos meus primeiros romances, nem sempre me preocupei em deslindar e explicar o topic dos meus personagens. Preferia vê-los meio hieráticos a deslizar através da sua voz, da sua verve e das suas posturas mais ou menos crípticas (sempre me opus a esta espécie de caracterização total e final, como se o código condicionasse os interlocutores literários a uma pretensa ideia de totalidade e a um idiota sentido de finalidade). Já há uns anos que abandonei esse meu radicalismo (decerto também com influências). A coisa também não era muito bem vista. Nessa altura, preferia fazer das cidades e das viagens verdadeiras personagens que realmente agiam e acabavam por compor muitos dos ambientes narrativos em presença. Mantenho hoje esse estranho bichinho, é claro, mas passei a aglutinar, de um modo mais afirmativo e empenhado, esta minha prática de desagregação a uma topografia mais denotativa própria dos quadros do quotidiano. Falhas.