quinta-feira, 28 de junho de 2007

Pré-publicações - 40

w
Helena Carvalho Buesco e Paula Mourão (Org.), Cesário Verde - Visões de Artista, Campo das Letras, Porto, 2007 (Julho)
e
Pré-publicação:
e
I Parte
As metamorfoses do sentimento
e
por Helder Macedo*
e
"Que se saiba, Cesário Verde escreveu quarenta e um poemas, incluindo um de que se conhece o título – “Subindo” – e que nunca foi encontrado. Mas a colectânea póstuma que Silva Pinto publicou em 1887 como O Livro de Cesário Verde só inclui vinte e dois poemas (por vezes com títulos e alguns versos diferentes dos que constavam em versões avulsas anteriormente publicadas). Foram portanto excluídos dezanove poemas. Ou vinte, se contarmos como um poema separado nove quadras suprimidas da versão original de “Cantos da tristeza” na versão publicada por Silva Pinto com o título de “Setentrional”1 . Os poemas excluídos da colectânea de Silva Pinto quase dariam para um “Livro de Cesário Verde” alternativo, pelo menos em termos de quantidade. No entanto, com excepção do poema “Esplêndida”, por causa do escândalo que provocou quando publicado em 1874, a crítica não tem dado suficiente atenção a esses poemas, relegando-os para uma categoria tematicamente indefinida de juvenília. São de facto juvenília, mas não menos do que alguns na colectânea que também foram escritos em 1873 e 1874, quando o poeta tinha dezoito ou dezanove anos. E outro poema excluído, “Desastre”, publicado em Outubro de 1875, é posterior a meia dúzia dos que foram incluídos por Silva Pinto."
e
1 - Edições utilizadas: 1952. O Livro de Cesário Verde. Edição de Silva Pinto, organizada por Cabral do Nascimento. Lisboa: Editorial Minerva; 1970. Obra completa de Cesário Verde. 2.ª ed. Edição de Joel Serrão. Lisboa: Portugália; 1988. Obra Completa de Cesário Verde. Edição de Joel Serrão. Lisboa: Livros Horizonte.
e d
* Universidade de Londres – King’s College.
e
Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Gradiva, Guerra e Paz, Livro do Dia, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença, Sextante Editora e Vercial.