sexta-feira, 22 de junho de 2007

Pré-publicações - 37

e
Eric Hoffer, Do Fanatismo - O Verdadeiro Crente e a Natureza dos Movimentos de Massas, Guerra e Paz, Lisboa, 2007 (Junho).
e
Pré-publicação:
e
"O ódio é o mais acessível e abrangente de todos os agentes unificadores. Puxa e atrai o indivíduo para longe do seu próprio eu, torna-o indiferente ao seu bem e futuro, liberta-o de invejas e interesses pessoais. Torna-se numa partícula anónima que vibra com um anseio de se fundir e aderir com os seus afins numa única massa incandescente. Heine sugere que aquilo que o amor cristão não pode fazer é feito por um ódio comum
Os movimentos de massas podem surgir e propagar-se sem crença em Deus, mas nunca sem crença no demónio. Regra geral, a força de um movimento de massas é proporcional à nitidez e tangibilidade do seu demónio."
w

"Talvez seja verdade que a perspicácia e astúcia dos homens que sabem como levar a cabo um movimento de massas, ou como mantê-lo em andamento, se manifestem tanto por saberem como escolher um inimigo válido como por saberem que doutrina preferir e que programa adoptar.
Os teóricos do Kremlin nem esperaram que os canhões da Segunda Guerra Mundial arrefecessem antes de escolherem o Ocidente democrático, e particularmente a América, para seu inimigo.
É duvidoso que um gesto de boa vontade ou uma concessão da nossa parte tivesse reduzido o volume e o veneno da vileza que emanava do Kremlin contra nós.
Um dos defeitos mais graves de Chiang Kai-shek foi o fracasso em encontrar um novo demónio apropriado, depois de o inimigo japonês ter desaparecido de cena no final da guerra. O general ambicioso mas simplório talvez fosse demasiado presunçoso para perceber que não era ele mas sim o demónio japonês quem gerava o entusiasmo, a união e a receptividade à abnegação das massas chinesas.
O ódio comum une os elementos mais heterogéneos. Partilhar um ódio comum, até mesmo com um inimigo, é infectá-lo com uma sensação de parentesco, e assim minar o seu poder de resistência."
e
Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Guerra e Paz, Livro do Dia, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença, Sextante Editora e Vercial.