quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Pré-publicações - 14

e
Manuel Jorge Marmelo, Aonde O Vento Me Levar, Campo das Letras, Porto, 160 pgs. (apresentação pública a 8 de Fevereiro).
e
Pré-publicação:
e
"1.
e
“No dia em que Atla morreu, os homens juntaram-se na taberna diante do porto velho. Enquanto atiravam aguardente para as gargantas e olhavam as gaivotas com a persistente angústia que amofina os pescadores quando estão presos em terra, recordaram que Atla, enquanto viva, era a mais bonita mulher que jamais tinham visto, ali ou em qualquer outra parte do mundo. Dois ou três suspiraram profundamente, como se a estivessem vendo tal como ela era nos seus dias de mais espantosa beleza, quando trazia soltos os caracóis do cabelo e o sol lhe incidia no rosto moreno. Um deles derramou no chão algumas gotas do bagaço. Um outro disfarçou a lágrima que tinha no canto de um olho.
– O raio do cisco!
Algumas portas adiante da taberna, as mulheres também se juntaram para comentar o óbito. Recordavam-se perfeitamente da raiva que tinham a Atla, da inveja que sentiam quando os homens a miravam ao chegarem do mar, do ódio que reprimiam quando, à noite, adormecidos nos leitos conjugais, eles invocavam o nome dela nos sonhos mais mansos. Mas, estando Atla morta, as mulheres não lhe chamaram puta, desta vez. Não escarraram para o chão quando escutaram o nome dela. Persignaram-se.
– Que descanse em paz.
– E que Deus lhe perdoe.
– Já não nos tenta mais os maridos.
Nessa noite, porém, enquanto Atla esperava que chegasse a manhã do seu funeral, deitada, muito direita, no bojo de um caixão modesto, os sonhos dos homens da vila voltaram a povoar-se de imagens dela. Babaram as fronhas e murmuraram o seu nome. Voltaram-se nas camas e, dormindo, procuraram nos corpos das esposas presentes o prazer da mulher que jamais foi deles.”
e
eActualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Guerra e Paz, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença e Vercial.