sábado, 2 de setembro de 2006

Mini-entrevistas - 5

e
o
Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. O convidado de hoje é José Luís Peixoto, escritor, 32 anos.
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
Muitas vezes parece-me que a blogosfera, ela própria, foge de todos os sentidos que lhe queiramos encontrar. Sendo tão complexa, por vezes paradoxal, creio que o significado mais globalizante que lhe encontro é a necessidade incontornável que todas as pessoas têm de comunicar, de se fazer ouvir, de participar na sociedade, de existir.
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
O Tsunami do sudeste asiático é um exemplo de alguns dos grandes acontecimentos dos últimos anos que acompanhei através de blogues, embora não em exclusividade. Poderia dar vários outros exemplos. Em termos de política nacional, existem também muitas opiniões de blogues que tenho em conta. Exclusivamente em blogues, tenho acompanhado algumas das polémicas que aí nasceram e se desenvolveram.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
O maior impacto terá sido uma redescoberta da Internet. Actualmente, passo bastante mais tempo na Internet e há muito que me habituei a ler no ecrã. Antes, antes de ler, dava-me ao trabaho de imprimir a grande maioria dos textos que encontrava online e que me interessavam.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
Creio que sim. Editorialmente, sim.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá e Nuno Magalhâes. Amanhã: Carlos Pinto Coelho, jornalista.