sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Blogues e Meteoros - 4

Está publicada, desde hoje de manhã no Expresso on-line, a última das crónicas que dediquei a leituras blogosféricas de Verão (copio-a com os links expostos - perdoe-se-me a heterodoxia -, tal como surge no Expresso):
er
Blogues para as férias (II)
e
Um dia, Amos Oz descreveu a alma como «uma corsa ansiando por águas vivas». No tempo de férias que ainda temos pela frente - bem sei que há quem já tenha regressado e quem nem tenha sequer chegado a partir (o mundo é cruel!) -, continuo a aconselhar alguns blogues para refrescar a alma e preencher o sentido das pausas.

Comecemos hoje pelo «Tapornumporco» (http://tapornumporco.blogspot.com) que é um blogue de veia anarquista com uma prosa que parece herdar o tom de Mário Henrique Leiria, embora sem demasiado luar literário. Tente depois o «Spike Jones» (http://spikejones.livejournal.com) que, embora já há algum tempo parado (a gestações, as paragens e a superação dos géneros clássicos são coisas normais na blogosfera), nos fala de cinema com frugalidade e sem reciclagens retóricas. Mantendo o mesmo registo, o clássico «A Montanha Mágica» (http://amontanhamagica.blogspot.com) faz dos filmes um naipe de sortilégios que merece ser lido e visto com lentidão. Marque-o nos "Favoritos" e reserve assim a aventura e o prazer que lhe farão recordar mais tarde este Verão. Mais atento à TV e com um design a privilegiar o 'preto e branco', o «Quid Rides?» (http://quidrides.blogspot.com) tem dons que repousam o ciberviajante numa mesinha oval dos anos sessenta com um martini em cima (passe a publicidade).

As artes da performance também merecem destaque nesta altura do ano em que o corpo se olha ao espelho com renovada intimidade, mas também como um intruso de si mesmo (o bronze, as tatuagens, os piercings, a 'rave' perpétua e outros ícones liofilizados de 'bem estar' constituem, hoje em dia, o 'core' do que vai sendo a praia). Numa rota um tanto mais artística, para além da falta de ozono e do apelo aos deuses do iodo, eu daria atenção aos seguintes blogues: «Big Blog is Watching You» (
http://bigblogis.blogspot.com), ou o reatar de «Ceci n´est pas une pipe» com verve e actualização permanentes; «Prototype Collector», ou as evocações quotidianas à procura de um estado de alma para a videoarte dos nossos dias (http://anabezelga.blogspot.com); Ana Abrunhosa (http://anaabrunhosa.blogspot.com), ou a modulação da moda sem esquecer alguma melancolia que parece adivinhar o eco húmido de Madame Butterfly; «Art&tal» (http://artital.blogspot.com), ou a luminosidade da fotografia aliada aos chamados objectos culturais e a outros «fluxus» cheios de estilo.

E, enfim, entre muitos outros, salientaria ainda o «Corpo Visível»
(
http://corpovisivel.blogspot.com) onde o grafismo e o cromatismo partiram em lua-de-mel para uma ilha deserta onde apenas se contempla Godard, Lynch e o secreto furor das imagens de Nan Goldin.

Espero que as águas vivas e a corça de Amos Oz se tenham cruzado, nesta e na última crónica, com a imagem estival de uma alma mais preenchida.

Assim o espero. Até breve!
e
e
p.s. - O Miniscente aproveita para agradecer a distinção às Bibliotecas Municipais de Oeiras.