quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Mini-entrevistas - 10

e
o Miniscente está a publicar uma série de entrevistas acerca da blogosfera e dos seus impactos na vida específica dos próprios entrevistados. Hoje o convidado é Pedro Baganha, arquitecto, 34 anos.
e
- O que é que lhe diz a palavra "blogosfera"?
Blogosfera: Camada da internet que contém uma série de sítios ou locais com registos mais ou menos pessoais, mais ou menos públicos, caracterizada por textos e imagens organizados de forma sequencial e cronológica. Situa-se imediatamente acima da chatsfera e abaixo da mediasfera. Trata-se de uma espécie de rede dentro da rede com características, regras, usos e comportamentos específicos. Há quem chame aos blogues (os quanta da blogosfera) os chats para maiores de 30, mas na verdade são muito mais do que isso.
- Seguiu algum acontecimento nacional ou internacional através de blogues?
Não segui nenhum evento em particular, mas os blogues são neste momento uma fonte de alguma informação e de muita opinião que não encontro noutros meios de comunicação. No que diz respeito à actualidade local, por exemplo, a blogosfera preenche uma lacuna evidente nos meios tradicionais, tendo vindo a ser também um local de intervenção cívica. Recordo a este propósito uma polémica surgida há tempos na cidade do Porto com o projecto de instalação do Metro na Avenida da Boavista. Na altura o debate público foi reclamado pela blogosfera, tendo-se encontrado então um interlocutor inusitado na empresa Metro do Porto. A imprensa local e nacional curiosamente correu atrás do novo meio transcrevendo opinião de gente diversa expressa inicialmente em blogues. Aconteceu inclusivamente um inédito debate público com o presidente da comissão executiva da empresa Metro do Porto organizado por um blogue (a baixa do porto).O debate entretanto cessou, e provavelmente a decisão irá ser tomada ao arrepio da esmagadora maioria das opiniões expressas então. Mas por um momento, apenas um momento, pareceu que as vozes escritas podiam fazer a diferença.
- Qual foi o maior impacto que os blogues tiveram na sua vida pessoal?
Neste momento a visita diária a blogues é uma necessidade. A publicação de posts também se tranformou num hábito quase diário. O blogue em que participo tornou-se um espaço de expressão pessoal imprescindível. Posso afirmar que mais de metade do tempo em que estou on-line passo-o na blogosfera.
- Acredita que a blogosfera é uma forma de expressão editorialmente livre?
A liberdade não é um conceito absoluto. Nesse sentido acredito que sim.
e
Nos posts de baixo: entrevistas a Carlos Zorrinho, Jorge Reis-Sá, Nuno Magalhães, José Luís Peixoto, Carlos Pinto Coelho, José Quintela, Reginaldo de Almeida e Filipa Abecassis. Amanhã Hans van Wetering, escritor holandês, 42 anos (tradução de Carmo da Rosa).