quarta-feira, 30 de março de 2005

Fantasmas?

Na blogosfera, não são os autores dos blogues quem fala. Involuntariamente, os autores criam personagens diversas que espalham a sua voz, ou as suas vozes, pelos posts. Esses personagens devolvem-nos os traços dos seus criadores que, cada um de nós, interpreta fantasmaticamente.
A maior parte dos autores da blogosfera que eu imagino, em muitos casos amigavelmente, é, portanto, composta por fantasmas. Muitas vezes, esses personagens acabam por ser porta-vozes, muito pouco filtrados, da intimidade dos seus próprios criadores. Mas isso não significa que eles não sejam personagens que sugerem ser a boca e a escrita dos seus encenadores e autores.
E mesmo quando conhecemos um ou outro blogger, ao vivo, o halo fantasmático mistura-se sempre com a carne e osso que nos fala. Esta é uma fotogenia que terá saltado do início da imagem móvel (lanterna mágica, primeiros film makers de Brighton, Feuillade, etc.) e do reinado fotográfico de meados de oitocentos pré-disderiano para o coração destes traços imateriais e quase diariamente biográficos que são os blogues.