segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Revista brasileira - 2

Dudi Maia Rosa:

"Visita ao Rio, aquarelas, 2004, 2005."
Cecilia Giannetti:
"Depois de escrever, consertar e entregar pra quem vai publicar, a melhor coisa é deixar quieto. Como tentaram me avisar noutro dia: "deixa quieto", a tradução - em duas excelentes palavras - de sete parágrafos assinados por Cesare Pavese que recebi do Chico por e-mail e colei aqui, como post-it pra mim mesma. Mas tem que mostrar, e escutar. Escolher dois ou três que tenham bom histórico de paciência e alguma vontade de ler e comentar. O objetivo não é buscar aprovação. Tem que escutar as diferenças, não inalar o que parecer boçal (aka boçal para além de suas próprias possibilidades), salvar o que parecer pertinente (muito passível de erro) e combinar tudo no que passa a ser a nossa versão da versão dos outros sobre a nossa versão dos fatos ou de fábula que passa por fato. (Não escrever 'ah' em minúsculas e entreparênteses depois de uma frase longa, boba, pra imprimir distanciamento porque a moda agora é eliminar todo o cinismo. Vamos ver até onde isso vai)."
Lucas Baldus e Vicente Gunz:
"João Serenus emprestou-nos sete tamboretes e lá fomos nós para os Altos da Avenida Afonso Pena: Joyce, Gunz, Baldus, Rubião, José Cardoso Pires, Drummond e eu. Pusemos os tamboretes no canteiro central da avenida e começamos a dedicada e atenta observação das pessoas vestidas de carro. Joyce, Gunz e Baldus observavam a pista esquerda; Rubião, Cardoso Pires, Drummond e eu observávamos a pista da direita. Era manhã em Belo Horizonte e as pessoas vestidas de carro, indo ou vindo, pouco se davam conta da nossa presença." (vejam lá se recomeçam este blogue!)
Rudolfo Filho (glosa, naturalmente):
"Alternatively, we can take the view that, precisely because Britain is increasingly multicultural, all variations of religion, all "cultures" - including, of course, atheism, devout Darwinism, etc - should get used to living with a higher degree of public offence. Either you try to protect everyone from offence, or you allow offence equally for all. I'm emphatically of the offence-to-all persuasion."
Letteri café:
"- Senhor, as tristezas não se fizeram para os brutos, mas para os homens. Se os homens se entregam a elas com furor, tornam-se brutos. Anime-se, apanhe as rédeas a Rocinante e volva à galhardia que é própria dos cavalheiros andantes. Que diabo é isso? Que esmorecimento é esse? Estamos aqui ou lá em França? Que leve Barzabu a quantas Dulcinéias há no mundo, que vale mais a saúde de um só cavaleiro andante que todas as nigromancias e alterações da terra. (Sancho Pança a D. Quixote in O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1963. 2º vol. Tradução de Aquilino Ribeiro.)"
Andrea Augusto:
Infelizmente não se deixa citar ou copiar (belo texto sobre o Big Fish).
No mínimo:
"O melhor da moda ainda vem aí por trás das transparências que franqueiam a anatomia das modelos do Fashion Rio, há uma indústria de 51 mil empregos no estado (1,5 milhão no país) tentando varrer a crise que começou há 20 anos, na demagogia protecionista, e se agravou na tucanagem cambial."
Adriana Paiva:
"Trabalhar, ir às compras, enfim, andar por uma São Paulo esvaziada pelas férias escolares: decididamente, não tem preço."
Maira Parula:

"Mulher andando nua pelo apartamento."
Sixhat agridoce:
"Eu juro que tinha uma ideia bestialmente interessante para escrever aqui, agora, mas esqueci-me..."
Maria Elisa Guimarães (MEG):
"Na Grécia, dizia-se que Eros (Cupido entre os romanos) teria dado uma rosa a Harpócrates, deus do silêncio, para fechar-lhe os lábios, a fim de que nada dissesse a respeito dos amores de AFRODITE (Vênus entre os latinos)."
Ângela (Olá!):
"Os acordos de pesca surgiram nas regiões de Santarém e Marajó, espalhando-se atualmente por muitos municípios nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas. Entre suas conquistas, por exemplo, está a concessão de seguro-desemprego para pescadores artesanais nos períodos de desova dos peixes, que assim podem se multiplicar sossegados durante o período."
Sérgio Faria:
"A mãe natureza está puta, arrancou o avental todo sujo de ovo e, aos poucos, vai fazendo todo mundo ajoelhar no milho. Pra ela não tem dois ou três, é só de 100 mil pra cima. Coração de mãe perdoa mas não esquece."