quarta-feira, 7 de abril de 2004

Glosa sobre Kekes e um risinho de Parascese

O meu ciberamigo MacGuffin convidou-nos a clicar numa passagem de um post seu para que melhor conhecêssemos “um dos mais lúcidos e importantes filósofos da actualidade”, de seu nome John Kekes.
Cliquei, li e não me impressionei. Algum constrangimento chegou mesmo a invadir-me a alma, por achar que um grande filósofo fará tudo menos proceder ao inventário do que se sabe ser óbvio. Deixo por baixo o clímax da sua reflexão e uma glosa que me entreti a redigir para melhor denotar o espírito obviamente correcto.
Não leves a mal MacGuffin! It´s not personal or ideological or whatever!
Segue-se parte de conferência de John Kekes proferida no North American Philosophy of Education Society Meeting que decorreu em Toronto, no mês passado:

“Higher education is the process of increasing the fund of truths and transmitting it from one generation to the next. These activities are possible only if professors concentrate on their professional obligation of teaching and research; have and are recognized to have substantially more knowledge and experience in some subject-matter than their students; accept and use responsibly their authority in order to maintain standards; and universities and colleges reflect this authority by their hierarchical structure. Higher education can be effective, therefore, only if it safeguards these conditions.”

E, agora, algo completamente diferente (i.e., uma glosa homológica, ao correr da pena, sobre tais indesmentíveis verdades):

“Um ovo resulta de um processo de engendramento e de transmissão genética que assegura a passagem de gerações. O ovo só é possível se galos e galinhas se concentrarem na suas obrigações funcionais de procriar e sobretudo de procurar fazê-lo com o maior empenho e adequado sentido de pesquisa de poleiro; se galos e galinhas demonstrarem perante os seres emergentes do ovo mais experiência e conhecimento visando naturalmente a preservação de standards; e se capoeiras e quintais abertos (não tanto os aviários) reflectirem esta autoridade através da repectiva estrutura hierárquica. A boa produção de ovos pode e deve, portanto, ser efectiva, mas apenas se estas condições forem salvaguardadas.”

Não consegui conter-me. Não faz mal a ninguém brincar (até com coisas sérias). No fundo, no fundo, sempre é tempo de Parascese!