domingo, 16 de setembro de 2007

Volta ao Mundo - 3

e
"O acesso a net é mesmo muito dificil em Cuba. Lento, caro e longe!
e
Já tenho algumas histórias pensadas mas, sinceramente, nao tenho tido um minuto sozinha para as escrever. O ritmo vai acalmar, de certeza, um ano inteiro assim e rebentava com tanta humanidade. Terca-feira partimos para o Equador. Espero daí já conseguir sentar-me sem adormecer!
e
Entretanto:
e
Conhecer a terra a cavalo é comum por estes lados. O combustível é caro, os carros, sem problemas mecanicos, raríssimos e as estradas... bem, as estradas resumem-se a pequenos esbocos. Mas quando quem te mostra o caminho se chama Carmelo, aí pode tornar-se caso único.
e
- Esta plantacao é de tabaco. Os ¨Puros¨que conhecem nascem aqui.
- Sim, mas Carmelo porquë?
Pausa.
- 90% do tabaco de cada plantacao é para o Estado.
- Pronuncia-se assim: Car-me-lo?
- Todo o resto é para consumo próprio.
- Carmelo?
- Diz.
- Tenho um amigo em Portugal que tem o teu nome.
e
E foi nesse instante que o tempo parou. Nós nao. Nós continuámos, acompanhados pelo espanto.
e
Os Antigos tinham um livro que relacionava os nomes com os dias de nascimento. A ele pertenceu Carmelo. Mais ninguém nasceu nesse dia. Até hoje.
e
ViÑales - Cuba, 13 de Setembro de 2007
e
(Nao estou a inventar, Luís. Mais tarde envio-te a fotografia do Carmelo. Infelizmente, porta USB é algo que este computador desconhece...)
d
(a pontuacao ou nao existe neste teclado ou está totalmente trocada
Ñ este símbolo está no lugar do ponto de exclamacao)."