segunda-feira, 28 de maio de 2007

Pré-publicações - 31


e
Isabel Freire, Fantasias Eróticas - Segredos das Mulheres Portuguesas, A Esfera dos Livros, Lisboa, 2007 (Maio).
d
Pré-publicação:
w
"Nas últimas três décadas houve uma grande diferença de apresentação dos problemas nas consultas de sexologia. No início da minha prática clínica, apareciam mulheres movidas pela curiosidade de perceberem vivências de prazer que não tinham, mas que queriam experimentar, “pelo menos uma vez na vida”. Em certos casos era muito difícil a intervenção em termos de casal, pois elas fingiam sistematicamente o orgasmo. Hoje em dia não. Se as mulheres fingem, fazem-no ocasionalmente, para não terem problemas, porque os companheiros são frágeis, ficam ansiosos, inquietos e é uma maneira de resolver o que às vezes poderia tornar-se um problema.
Há 30 anos era frequente aparecerem mulheres com problemas de desejo ou de falta de sensibilidade, mas que faziam questão de honra em dizer que nunca se negavam. Além disso, muitas vezes nas entrelinhas percebia-se uma conflitualidade moral (quando começavam a sentir-se excitadas, entravam em conflito com elas próprias e bloqueavam o prazer). Actualmente as mulheres têm relações sexuais quando lhes apetece e se não lhes apetece recusam-se. São mais donas do seu corpo e do seu prazer», explica Francisco Allen Gomes.
Se as três fantasias que abrem o primeiro capítulo deste livro fossem figuras de estilo, seriam metáforas de emancipação sexual. No grande ecrã, já foram excelentes planos, na literatura, arrebatadas descrições e diálogos:
e
– A menina inocente e virgem, que alguém mais velho e experiente (homem ou mulher) inicia sexualmente, de forma gentil e sedutora, mas sem margem para renúncia;
– A procura do «sexo pelo sexo» com um prostituto, sem laços nem afectos, e portanto fora da esfera do «sagrado matrimónio» ou do compromisso estável;
– O prazer sexual na igreja, diante dos olhos de Deus, como recusa da ideia de pecado e da concepção reprodutiva do sexo
.
t
A imaginação erótica destas mulheres recria portanto actos transgressores do ponto de vista cultural, social, religioso, todos eles passíveis de condenação (abuso sexual, profanação de local de culto e prostituição). O «mal» sobrepõe-se ao «bem», o prazer alimenta-se do crime, proibição e pecado.
Nas três fantasias, o parceiro é por norma desconhecido e o relacionamento fugaz, sem consequência nem compromisso. Estamos fora do plano emotivo, romântico, e os principais ingredientes do prazer erótico são a liberdade, ousadia, interdição e risco."
e
Actualização das editoras que integram o projecto de pré-publicações do Miniscente: A Esfera das Letras, Antígona, Ariadne, Bizâncio, Campo das Letras, Colibri, Guerra e Paz, Livro do Dia, Magna Editora, Magnólia, Mareantes, Publicações Europa-América, Quasi, Presença, Sextante Editora e Vercial.