quarta-feira, 16 de maio de 2007

Escavações Contemporâneas - 10


LC
e
O sorriso do arquivo no tempo da rede
(hoje: Viriato Soromenho Marques)
e
A TRITURADORA
(19/03/20902) e
2
"Passou quase despercebida a passagem de António Guterres pela sede de campanha do Partido Socialista, a meio da noite eleitoral, quando a derrota já era inevitável. Tratou-se de um acto de cortesia, de alguém que ao abandonar o Governo ditou o destino fatídico do seu próprio partido. Mas o que me surpreendeu foi o distanciamento em que a figura de Guterres aparece já envolta, embora ainda seja o nosso primeiro-ministro em exercício.
e
A política mudou radicalmente nas últimas duas décadas. Todos os partidos já entraram na era da ditadura da imagem. As campanhas partidárias em nada diferem do ‘marketing’ de qualquer produto. E como para qualquer produto, também o ciclo de vida dos políticos é cada vez mais curto.
e
Ao exigir aos líderes que sejam os símbolos das virtudes que escasseiam na pátria, os partidos tornaram-se em máquinas devoradoras de homens. Num gesto endeusam os chefes, no gesto seguinte sacodem-nos para o esquecimento.
e
António Guterres é já uma sombra. Durão Barroso brilha agora sob as luzes da ribalta. Mas, mais à frente, trabalha, sem cessar, a trituradora, que o espera. A última palavra será sempre sua."
e
Segundas - João Pereira Coutinho
Terças - Fernando Ilharco
Quartas - Viriato Soromenho Marques
Quintas - Bragança de Miranda
Sextas - Paulo Tunhas